No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Contagem vai realizar uma série de ações especiais para promover a saúde e o bem-estar das moradoras da cidade. Ao todo, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com agendas ampliadas para atendimento específico, conforme cronograma. A expectativa é de que cerca de 2.000 mulheres sejam atendidas durante a mobilização.
Serão abertas vagas para realização de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), coleta de citologia e inserção de DIU. Além dos exames, serão feitas avaliações odontológicas; orientações nas salas de espera sobre climatério e menopausa; sobrecarga materna; combate ao tabagismo e violência contra a mulher. Para participar das ações, as interessadas devem buscar sua Unidade Básica de Saúde de referência para o agendamento prévio.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, o cuidado integral com a saúde da mulher é fundamental para prevenir doenças e garantir o bem-estar em todas as fases da vida. “Por meio de ações de prevenção, é possível prevenir doenças e/ou identificá-las em seus estágios iniciais, fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz. Por isso, estamos investindo em um calendário extenso de atividades e ampliando a oferta de serviços, para que as contagenses possam cuidar da saúde”, disse.
“Sabemos que a saúde da mulher vai além da prevenção e do tratamento de doenças. Dessa forma, estamos cada vez mais focados na promoção de um estilo de vida saudável, incluindo a valorização feminina, a saúde mental, e os processos que a mulher enfrenta ao longo de sua vida”, completou Simões.
A iniciativa vai contar com o apoio da Patrulha de Prevenção da Violência da Mulher; do grupo de atividade física “CAD em Ação”, em parceria com o Movimenta Contagem; residentes de ginecologia do Centro Materno Infantil e do IPSEMG; alunos da PUC Contagem e profissionais das práticas integrativas.
Confira o cronograma de atendimentos por distrito sanitário:
Distrito Sede - UBS Centro - 19/3 (quarta-feira)
Distrito Eldorado - UBS Novo Eldorado - 19/3 (quarta-feira)
Distrito Industrial - UBS Jardim Industrial - 20/3 (quinta-feira)
Distrito Riacho - todas as UBS do distrito - 21/3 (sexta-feira)
Distrito Nacional - UBS Nacional - 24/3 (segunda-feira)
Distrito Petrolândia - UBS Sapucaias - 26/3 (quarta-feira)
Distrito Ressaca - UBS São Joaquim - 28/3 (sexta-feira)
Distrito Vargem das Flores - UBS Retiro - 31/3 (segunda-feira)
Mamografia
No Sistema Único de Saúde (SUS), a mamografia de rastreio é ofertada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos, desde que o exame anterior tenha diagnóstico inalterado. Já para as mulheres, a partir de 35 anos, que têm risco elevado, ou seja, aquelas com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de mama e/ou ovário, a mamografia deve ser feita anualmente.
Cronograma do Mamógrafo Móvel: