A manhã de quinta-feira (18/12) foi marcada por sorrisos, cultura e união entre as famílias acompanhadas pelo Cras Icaivera. A tradicional “Festa da Família”, realizada na quadra dos Irmãos Cunha, na região de Vargem das Flores, reuniu crianças, jovens e adultos para celebrar o encerramento do ano, reforçando os laços comunitários e apresentando os serviços oferecidos ao longo de 2024. Clique aqui e acesse a galeria de fotos!
O evento, que acontece anualmente em todos os Centro de Referência de Assistência Social, tem como objetivo proporcionar um momento de lazer e interação entre as famílias atendidas pelos três principais serviços: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o PSB no domicílio.
“A Festa da Família tem uma importância muito grande, porque vai além de ser um encerramento das atividades anuais. Ela promove a integração entre os usuários dos serviços dos Cras e fortalece os vínculos comunitários. É um momento rico, que une cultura, lazer e convivência social, ajudando as famílias a se aproximarem e a acessarem seus direitos de forma mais ampla. Esse evento reflete o nosso compromisso com a construção de uma comunidade mais conectada e acolhedora,” destacou o coordenador do Cras Icaivera, Fernando Batisteli.
O evento não só proporcionou momentos de diversão e aprendizado, como também celebrou o compromisso da instituição em acompanhar e apoiar as famílias do território. Fernando Batisteli afirmou que ações como essa reforçam a importância do trabalho coletivo: “É gratificante ver o sorriso das famílias e saber que estamos, juntos, construindo uma comunidade mais fortalecida e integrada”.
A festa começou com uma apresentação da equipe do Cras, que promoveu uma breve troca entre os participantes. Logo em seguida, as famílias foram recebidas pelo grupo 1, 2, 3 Contação de Histórias, que encantou as crianças e adultos com contos lúdicos e interativos. Após um café da manhã compartilhado entre os presentes, foi a vez do Teatro da Zoonose levar uma mensagem importante de conscientização. A peça abordou a prevenção contra insetos transmissores de doenças, como o mosquito da dengue, de forma educativa e leve.
Um dos momentos mais emocionantes da manhã ficou para o encerramento, com uma apresentação do coral de usuárias, que emocionou os presentes ao cantar “Eu quero ter um milhão de amigos”, clássico de Roberto Carlos.
Para Maria da Penha, moradora do Icaivera e usuária do Cras, a festa foi uma experiência inesquecível. “A festinha foi maravilhosa, bem organizada, bonita! Teve bingo, muita alegria e até cantoria. Levamos no gogó se preciso. Eu mesma sou a mais animada da turma, não tenho vergonha de participar. Estava lindo cada detalhe, os artesanatos, as decorações, tudo feito com tanto carinho. Foi uma tarde incrível, cheia de momentos especiais”, relatou.
Além de elogiar a festa, Maria da Penha destacou a importância do Cras para sua vida. “É como uma segunda casa pra mim. É onde encontro pessoas que se preocupam de verdade, que nos tratam com carinho e atenção. As meninas, as professoras, o Fernando, todo mundo faz a gente se sentir acolhida. Eu adoro as atividades, como as aulas de pintura, os artesanatos, passeios, a ginástica. É um lugar que traz alegria para minha vida, me dá força pra seguir em frente”, contou.