A 12ª Festa de Boiadeiro vai animar Contagem nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com uma programação repleta de atrações culturais. O evento acontecerá na rua Maria Augusta Belém, nº 248, na Vila Belém, e promete trazer muita diversão e manifestações culturais tradicionais à cidade. Com entrada gratuita, a festa será uma verdadeira celebração da cultura popular afrodescendente e das tradições locais. O evento é um dos projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo em Contagem.
Na sexta-feira (18/10), a festa começará às 17h, com show de Pedro Cavaleri e Sanfoneiro Magton, às 19h30, seguido pelo concurso de forró, em que os participantes terão a chance de mostrar suas habilidades. No sábado (19/10), a programação tem início às 15h, com destaque para o show do grupo “PC e amigos”, às 19h, e a tradicional brincadeira do Pau de Sebo, que já é uma marca da festa. No domingo (20/10), a abertura será às 12h, com o samba do grupo “Do seu jeito”, que se apresentará a partir das 13h, encerrando os três dias de celebração.
Além das atrações musicais e competições, o evento contará com a mostra “Orixá Fé em Mosaico”, da artista Cris Leão, que estará em exibição durante todos os dias. A mostra permitirá ao público uma imersão nas tradições das religiões de matriz africana, reforçando o caráter cultural e espiritual da Festa de Boiadeiro.
A produtora cultural, Kátia Barbosa, conhecida como Mãe Kátia de Lissá, explicou que a festa também busca combater o preconceito e a intolerância religiosa: "Diante da intolerância que os povos de matriz africana enfrentam, tivemos a ideia de, por meio da Festa de Boiadeiro, promover essa cultura para toda a população de Contagem. A festa, que chega à sua 12ª edição, busca divulgar o patrimônio material das tradições do nosso povo de terreiro".
Serviço:
Evento: 12ª Festa de Boiadeiro
Datas: 18, 19 e 20 de outubro
Local: rua Maria Augusta Belém, nº 248, Vila Belém
Entrada: Gratuita