A cultura de Contagem é plural. Em todas as suas formas e manifestações, a cultura é um movimento coletivo que vai muito além da relação entre público e artista. É por isso que a Prefeitura de Contagem firmou diversas parcerias institucionais, sejam elas governamentais ou público-privadas, para fortalecer ainda mais a cidade como um polo cultural de Minas Gerais.
Entre as parcerias firmadas destaca-se o termo de cooperação técnica junto à PUC Minas, que tem como objetivo a produção de inventários de patrimônio cultural imaterial do município. Outra ação conjunta é o desenvolvimento do “Jogo Temático Casa de Cacos”, realizado em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que visa promover a conscientização e a apreciação do patrimônio cultural, utilizando a tecnologia digital para envolver e educar o público.
O setor da música também é contemplado nessas parcerias. A Prefeitura se juntou à Orquestra Sabra para criar uma escola de música na cidade a fim de democratizar o acesso dos moradores de Contagem à música clássica. Nessa esfera, foi firmada uma parceria com a Associação pela Música de Contagem que almeja a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico musical da cidade, além de defender os direitos e interesses de seus associados.
Presidente da Associação pela Música de Contagem e músico independente, Jones Luiz, destacou a importância do apoio público aos artistas da cidade. "É com imensa gratidão que expressamos nosso profundo reconhecimento à Prefeitura pela criação de oportunidades para os operários da cultura, especialmente para aqueles que são invisibilizados nas políticas públicas culturais", pontuou.
Outro importante movimento para a cultura da cidade foi a cooperação entre o Executivo e o Viaduto das Artes, que resultou na restauração da Estação Bernardo Monteiro, que a partir deste mês de junho será entregue à população como mais uma opção de espaço cultural, museológico e formativo de Contagem.
O secretário de Cultura, Ramon Santos, destacou que as parcerias “são muito importantes para a democratização do acesso à cultura produzida no município”. “Elas são resultados de um trabalho que vem sendo feito desde 2021, quando atual gestão criou a Secretaria de Cultura e passou a investir no setor, valorizando, de uma forma sem precedente, aquilo que é produzido de arte em Contagem”.
Além das parcerias externas, a Secretaria de Cultura também realiza diversas atividades intersetoriais (em conjunto com outras secretarias) como é o caso da Feira Afro (Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Cidadania e Comunicação), o Festival Gastronômico das Abóboras (SMDS e Comunicação) e a restauração de equipamentos culturais, viabilizada com o apoio da Secretarias de Obras e Serviços Urbanos.