13 JUN 2024
SERVIÇO
Mais visibilidade: Prefeitura de Contagem institui o Observatório Municipal da Cultura Urbana

A Prefeitura de Contagem instituiu, por meio da portaria Nº 011, de 10 de junho de 2024, publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), edição 5814, página 5, o Observatório Municipal da Cultura Urbana de Contagem. A medida tem por finalidade difundir e analisar informações estratégicas sobre a Cultura Urbana de Contagem. Para isso, fornecerá evidências para o planejamento, monitoramento e a avaliação das políticas públicas de defesa, promoção, proteção, educação e difusão dela na cidade.

A cultura urbana tem muito a oferecer
e a Prefeitura de Contagem está preparada
para apoiar esse movimento cultural
tão importante para a cidade

Ramon Santos, secretário de Cultura de Contagem

Entre os eixos da medida destaca-se o mapeamento dos dados existentes em bases de registros administrativos e o desenvolvimento de ferramentas e materiais de apoio à educação, com foco na promoção da diversidade e da equidade na formação de agentes públicos atuantes no município. A coordenação do Observatório da Cultura Urbana será responsabilidade da Secretaria de Cultura.

O secretário municipal de  Cultura, Ramon Santos, destacou a importância de valorizar a cultura desenvolvida nas ruas da cidade. "É preciso criar políticas públicas para incentivar, fomentar e valorizar ainda mais a cultura que está nas praças e ruas da cidade. A cultura urbana tem muito a oferecer e a Prefeitura de Contagem está preparada para apoiar esse movimento cultural tão importante para a cidade”, pontuou o secretário.

Rapper contagense, Miss Black reconhece a importância da portaria para o setor. “O Observatório Municipal de Cultura de Contagem é extremamente importante e  relevante para o movimento  hip hop e seus cinco elementos, porque, além de trazer muita visibilidade para os artistas locais, também vamos poder contribuir no andamento das políticas culturais do nosso município, ajudando a gerar informações que contribuam para futuras pesquisas e divulgação da nossa arte”, destacou a artista.

A Prefeitura de Contagem tem atuado bastante para a valorização da arte de rua desenvolvida no município, com destaque paras as reuniões públicas que debatem o Encontro Estadual do Hip Hop, a realização do Hip Hop Day e o edital Movimenta Arte Urbana que irá destinar R$ 200 mil para o setor, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti