Vestido de chita, camisa flanelada, chapéu de palha, muito rodopiô e animação, tudo temperado com o “friozinho” de junho. Assim foi o arraiá do Riacho, realizado na praça Carlos Luz, no bairro Riacho das Pedras, que movimentou a noite de sábado (8/06) na região. Essa foi a terceira festa junina promovida pela Prefeitura de Contagem neste ano. As festas juninas tornaram-se um marco da atual gestão, sendo realizadas pelo terceiro ano consecutivo.
Além de resgatar a tradição dos festejos juninos, levando muita festa às oitos regiões de Contagem, ainda são uma oportunidade de movimentar a economia local com os expositores da Economia Solidária, envolvendo ainda o comércio local e sendo uma opção de diversão com qualidade e gratuita para a família toda. O arraiá de encerramento acontece, no dia 5 de julho, na Sede, com o show da banda Chama Chuva.
“Reitero o compromisso do nosso governo com a valorização da cultura local e com a promoção de eventos que fortalecem os laços comunitários. As tradições juninas são uma parte essencial da nossa identidade cultural, e preservá-las é fundamental. Seguimos juntos, fortalecendo nossos laços e celebrando, com orgulho, as tradições de Contagem”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
Um público animado se divertiu com a apresentação da quadrilha Brejo Alegre e o show do cantor Gabriel Warley e banda. Entre o público que curtia a festança estava a aposentada e moradora do Riacho das Pedras, Maria da Conceição Arrudas, 61 anos. “Nossa, eu estou achando tudo lindo. Muito animado! Inclusive, o meu sobrinho está dançando na quadrilha. Está demais!”, comentou ela que está prestigiando a festa pelo terceiro ano seguido. “Queremos mais e que venham mais quadrilhas tão bonitas quanto essas. Um resgate das comemorações de São João. As festas juninas são muito importantes para nós”.
Quem também curtia a festa eram as namoradas Bruna Ciriaco, 31 anos, e Priscila Rodrigues, 21 anos, moradoras do bairro Flamengo. “Estamos gostando muito. É um evento inclusivo, que todo mundo pode vir. Não tem restrição. Todo mundo aqui é bem-vindo”, destacou a analista de locação, Bruna.
Pela segunda vez na festa, Priscila também comentou esse encontro da comunidade. “É uma festa para todas e todos, como falou Bruna. Juntar as comunidades do mundo, se unir para fazer um projeto assim, além de trazer benefícios para as pessoas que vão trabalhar, traz um momento de distração, de alegria, é muito bom. É o que a gente está precisando em meio ao caos do mundo”.
Estavam presentes os vereadores Moara Saboiá e Léo da Academia, além do presidente da Conparq, Lindomar Diamantino.
Se você curte festa junina, aquele arrasta pé com segurança e gratuito, anote o calendário de quando e onde acontecem em Contagem.
Nacional: 14/06 • 18h
Industrial: 21/06 • 18h
Eldorado: 22/06 • 18h
Ressaca: 28/06 • 18h
Sede: 05/07 • 19h