12 MAI 2024
Mais saúde: Prefeitura e PUCMinas assinam ordem de serviço da UBS Nova Contagem
Fotos Luci Sallum/PMC
A nova unidade é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade, como contrapartida do curso de Medicina da PUC Contagem, e terá investimentos de R$6 milhões

Pensando no bem-estar da população de Contagem e visando atender  às necessidades da região de Vargem das Flores, a Prefeitura de Contagem  e a PUC Minas, realizaram neste sábado, dia 11 de maior ,  a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Contagem, equipamento  que irá beneficiar cerca de 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova UBS será implantada por meio da contrapartida do curso de medicina do Campus Contagem da universidade,  em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A prefeita Marília Campos aproveitou para enfatizar o compromisso da atual gestão com a saúde. “O atendimento melhorou muito, se comparado às últimas gestões, pois temos nos preocupado em colocar mais médicos nos postos de saúde para executar um melhor atendimento,  e não será diferente quando inaugurarmos essa nova UBS, que tem tudo para ser exemplo de modernidade e melhor conforto aos moradores de Vargem das Flores”, afirmou.

A nova unidade de saúde vai contar com oito consultórios médicos, quatro de saúde da mulher e dois consultórios odontológicos; salas de imunização, de  expurgo, procedimentos, esterilização, curativos, cuidados básicos, coletas, agente comunitário de saúde, administração e gerência; escovário; copa; arquivo; almoxarifado; plataforma elevatória; instalações sanitárias; recepção e espera. “Temos uma série de parcerias com muitas instituições em nossa cidade e com a PUC Contagem não é diferente, somos gratos. Esse novo prédio vai abrigar profissionais que farão um melhor atendimento voltado para o ensino e a prática. Portanto, eu acredito que quando falamos de saúde falamos de inovação e aqui não será diferente quando fizermos a entrega dessa UBS”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões.

Na avaliação da moradora de Nova Contagem, Elisangela Ribeiro Gomes, o novo espaço poderá sanar os atendimentos e trará menos preocupação para aqueles que precisam de um atendimento mais delicado. “Acredito que todo investimento na área da saúde é promissor e precisa ser levado a sério. Eu vejo com bons olhos essa nova UBS, o que vai favorecer a todos nós que moramos em Vargem das Flores. Um prédio novo, moderno e preocupado com o trabalhador é sempre bem-vindo para uma região mais carente”, destacou.

O pró-reitor de Logística e Infraestrutura da PUC Minas, professor Rômulo Albertini Rigueira, também demonstrou otimismo. “Temos que devolver para a sociedade os nossos resultados e é  uma alegria colaborar com a saúde e com o povo de Contagem”, finalizou.

O valor estimado de investimento será de aproximadamente R$ 6 milhões. Os alunos do curso de medicina do Campus Contagem, fazem a parte prática da graduação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades, Hospital Municipal e Centro Materno Infantil.

Reforma da UPA

Uma equipe da Prefeitura de Contagem, liderada pela prefeita Marília Campos, visitou também no último sábado (11/05), a UPA Nova Contagem, que está em reforma e fez a  entrega simbólica do novo hall de entrada do equipamento, que foi todo remodelado. O prédio atualmente está passando por uma revitalização completa, iniciativa que faz parte do projeto de requalificação das três UPAs já em funcionamento no município (JK, Vargem das Flores e Ressaca), com o objetivo de aprimorar tanto a infraestrutura física quanto o ambiente, além de melhorar o atendimento aos usuários.

A prefeita Marília Campos aproveitou para visitar os leitos e setores que estão fazendo atendimentos e que passam também por uma remodelação abrangente. “Além da futura UBS de Nova Contagem que será um espaço- modelo, temos também a UPA que já atende os moradores da região e que precisa estar adequada para  prestar um melhor atendimento. Sabemos dos nossos investimentos e o quanto é necessário cuidarmos da saúde do povo”, disse.

As medidas incluem a revitalização externa dos prédios, a expansão das entradas das unidades, a implementação de um serviço de acolhimento e orientação logo na chegada, a presença de enfermeiros assistentes durante toda a espera dos usuários para oferecer orientações contínuas, e a disponibilização de um sistema de informação para os usuários durante todo o processo de espera e atendimento.

Além disso, estão previstas a aquisição de mobiliário mais confortável para usuários e profissionais, a criação de uma sala de espera especial para pacientes classificados como de risco "amarelo" pelo protocolo de Manchester, e a modernização dos equipamentos médico-hospitalares.

Galeria de Fotos Nova UBS https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720316878963/
Galeria de Fotos Reforma UPA  https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720316863752/

Autor: Jornalista Leonardo Melo/Edição Pilar Batista