17 ABR 2024
REGIONAL SEDE
Cineclube Contagem debate questões ambientais em comemoração ao Dia Mundial da Terra
Programa acontece nesta quinta-feira (18/4)

Na quinta-feira (18/4), às 14h, no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores (Casa de Vidro), no parque Gentil Diniz, o Cineclube Contagem exibirá o filme “Lixo Extraordinário”, da diretora Lucy Walker. A exibição acontece de forma gratuita e a classificação indicativa é livre. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Cultura e de Meio Ambiente, que faz alusão ao Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, assim como busca desenvolver a consciência ambiental na sociedade.

O filme acompanha a jornada do artista Vik Muniz, que transforma o lixo do Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, em expressões artísticas, inspirando reflexões sobre o consumo e o descarte, além da necessidade de ações ambientais mais efetivas.

Após a exibição, acontecerá, como sempre ocorre no programa, um breve debate com o propósito de compreender e enfrentar os desafios ambientais já tão marcantes no cotidiano. Por meio de conhecimentos e experiências, o objetivo da iniciativa é conscientizar os participantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

“A exibição do filme ‘Lixo Extraordinário’ não apenas oferece uma oportunidade valiosa para ampliar o entendimento sobre questões ambientais urgentes, mas também inspira a ação e o envolvimento da comunidade”, destacou a diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Renata Moraes Costa.

O Cineclube Contagem

O Cineclube Contagem tem o objetivo de promover experiências de cinema para toda a população, principalmente aquela que não tem a oportunidade de assistir a uma grande exibição de filmes, abrindo, ainda, um espaço de conversa para fortalecer os momentos de reflexão. O programa também aborda temas variados, como raça, gênero, sexualidade, entre outros, para a formação de uma sociedade esclarecida, sem preconceitos e que promova a inclusão.

Cineclube Contagem

Filme: “Lixo Extraordinário” Direção: Lucy Walker

Horário: a partir das 14h

Local: Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, no parque Gentil Diniz (R. Maria do Carmo Diniz,141 - Nossa Senhora do Carmo)