No Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), a Linha de Cuidado da Mulher tem se destacado por oferecer acolhimento integral e sensível às necessidades das mulheres que procuram assistência no Centro Materno Infantil (CMI). A Linha engloba todos os serviços identificados como necessários, quando a mulher busca atendimento, principalmente em urgência e emergência, sendo oferecidos em sequência para que ela se sinta verdadeiramente acolhida. E os resultados positivos têm sido cada vez mais evidentes.
De acordo com a médica responsável pela Linha de Cuidado da Mulher do CHC, Verlândia Mendes, a prioridade é o suporte integral, contando com profissionais capacitados e protocolos embasados em evidências científicas. “Esta abordagem não apenas garante um atendimento de qualidade, mas também visa a melhoria contínua do processo de trabalho e da assistência prestada. Além disso, o serviço não se limita apenas ao momento da emergência, mas também estabelece uma conexão contínua com outros níveis de saúde para o seguimento adequado das pacientes”, disse.
Com foco nas principais patologias que afetam a população feminina, a linha de cuidado adota uma variedade de protocolos e procedimentos para garantir um acolhimento eficaz no CMI. “Desde o atendimento das intercorrências de urgência relacionadas à gestação, até cirurgias ginecológicas, a equipe está preparada para lidar com uma ampla gama de situações. Além disso, o serviço inclui atendimento especializado para questões sensíveis, como os casos de violência sexual”, explicou Verlândia Mendes.
Uma das pacientes que passou pela Linha de Cuidado da Mulher, Luana Evangelista, ressaltou a atenção que recebeu durante uma gravidez de alto risco. “Fui totalmente acolhida desde o primeiro momento em que pisei no CMI. Fico muito grata pelo cuidado que tiveram comigo. Mesmo com outros diagnósticos anteriores, a equipe identificou o que realmente estava acontecendo e conseguiu tomar as melhores decisões para que eu e meu filho ficássemos bem”, destacou Luana.
Mônica Godinho, paciente do CMI que realizou a retirada do útero, afirmou que todo o seu processo operatório foi acompanhado e contou com todo o apoio necessário da equipe médica do hospital. “Recebi um suporte muito bom durante e depois da minha cirurgia, todo o time me ajudou muito na minha recuperação”.
Capacitação e suporte especializado
A equipe da Linha de Cuidado com a Mulher recebe capacitação constante para lidar com questões delicadas, como violência sexual. “Com um enfoque multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, o serviço oferece suporte abrangente e especializado para as pacientes. Além disso, seguimos a legislação vigente, garantindo o cumprimento de direitos e a oferta de serviços previstos em lei”, afirmou a médica.
Reconhecendo a importância do suporte integral, especialmente para mulheres em situações de vulnerabilidade, a linha de cuidado da mulher oferece uma equipe multidisciplinar que vai além do atendimento médico. “Atualmente, contamos também com apoio psicossocial, as pacientes contam com esse atendimento especializado, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de maneira abrangente e compassiva. Com isso, nos destacamos como um exemplo no cuidado feminino, fornecendo suporte integral e sensível que aborda as diversas dimensões da saúde e do bem-estar das pacientes que procuram a unidade”, finalizou Verlândia.