Diante do cenário epidemiológico do município, com um aumento significativo de pessoas com sintomas de dengue, na manhã desta segunda-feira (25/3), a Prefeitura de Contagem recebeu 42 militares do Exército Brasileiro, da 4ª Região Militar, para ajudar no combate à dengue, zika e chikungunya no município. Os militares estão atuando nas visitas domiciliares, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e orientando a população sobre a importância do trabalho conjunto na luta contra as arboviroses.
Conforme explicou a subsecretária de Gestão em Saúde, Karina Rocha Taranto, o atual cenário epidemiológico é atípico não só pelo número de casos, mas também pela gravidade deles. Dessa maneira, esse apoio é fundamental. “Momentos diferentes, pedem ações diferentes. Essa força de trabalho e o impacto que essa unidade representa para sociedade, vai fazer toda diferença nessa luta. O cuidado começa com a conscientização da população”, pontuou.
Militares reforçam força tarefa contra a dengue e ressaltam a participação dos moradores para combater o avanço da doença no município.
Fotos: Adelcio Ramos/PMC
O capitão George Almeida Silva Galvão, destacou a importância da conscientização da população na batalha contra o mosquito. “O Exército está pronto para atuar sempre e quando necessário. Esperamos atingir o objetivo de plantar sementes de conscientização”, ressaltou.
As equipes começaram a percorrer a região Industrial na manhã desta segunda-feira (25/3), a previsão é de que eles fiquem no distrito até a quarta-feira (27/3). Já na próxima semana, na segunda-feira (1/4) e terça-feira (2/4), os militares vão atuar na região Petrolândia.
Para a moradora do bairro Industrial, Jussara Costa dos Santos, que recebeu os militares em sua residência, a iniciativa foi muito pertinente. “Esse trabalho é muito importante. Ficamos felizes que a Prefeitura tem reforçado o trabalho a cada dia”, avaliou.
Conforme explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Elane Márcia Lobo, as regiões em que as equipes estão trabalhando foram escolhidas de acordo com o tamanho do território, cenário epidemiológico e quantitativo de agentes.
Também morador do bairro Industrial, Edson Luz Barbosa, contou que sempre fica de olho no seu quintal. Para ele, ações como estas são fundamentais para alertar a todos sobre a importância de fazer sua parte. “Eu e minha esposa temos problemas cardíacos, então sempre cuidamos daqui. Mas receber e ver a equipe trabalhando de casa em casa, é muito importante para nós, porque não sabemos como está a casa dos nossos vizinhos. A Prefeitura está de parabéns!”, ressaltou.
Os militares receberam orientações antes de iniciarem o trabalho porta a porta na região Industrial. Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Antes de começarem a atuar em campo, na última quinta-feira (21/3), os militares receberam na 4ª Região Militar uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que orientou sobre atuação no combate às arboviroses.
Confira as principais medidas que você pode adotar para combater a dengue:
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC