A Prefeitura de Contagem realizou nesta quinta-feira (21/3), o 2º abraço simbólico na orla da Lagoa dos Bombeiros (antiga Lagoa do Praia Clube) e a entrega do certificado de cuidador de nascentes para os membros do Corpo de Bombeiros. Essa ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da água, celebrado em 22 de março e ao Dia do Cuidador de Nascentes, data comemorada no município no dia 20/3.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão, falou sobre a parceria entre comunidade, bombeiros e órgãos públicos na preservação das nascentes e da qualidade da água em Contagem. Ela também destacou a importância do programa “Contagem das Nascentes”, que cataloga e monitora todos os cursos d’água da cidade. Atualmente o programa já tem 750 nascentes cadastradas e 13 cuidadores certificados pela Semad.
“O programa Contagem das Nascentes é essencial para catalogar os corpos hídricos em Contagem, possibilitando um diagnóstico preciso e a implementação de medidas de preservação. A cidade é uma importante fonte de água para as localidades próximas, o que inclui a lagoa de Várzea das Flores, que atende quase 40% da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Temos o privilégio de possuir esses recursos hídricos e a responsabilidade de cuidar deles não apenas para nossa comunidade, mas também aos municípios vizinhos”, disse a secretária.
O abraço aconteceu com participação de estudantes das escolas estaduais Padre José Maria de Man - Cívico Militar e dos Palmares - Cívico-Militar, além de representantes da Semad, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Estadual de Florestas (IEF), bombeiros, e os mascotes Faísca e Foguinho, da corporação, e Contagito e Faluca, da Turma do Contagito.
A estudante Yasmin Moreira da Silva, 13, da E.E. Padre José Maria de Mal - Cívico-Militar, destacou a importância do engajamento dos jovens na luta pela preservação do meio ambiente e da água. “Esse abraço foi significativo porque precisamos preservar a água, que é algo essencial para a vida de todos os seres vivos. Sem água, não há vida”, disse.
Já o estudante Vitor Gabriel, 13, da E.E. dos Palmares - Cívico-Militar, falou que o Dia Mundial da Água é uma data importante para que todos, principalmente os jovens, reflitam sobre como podem contribuir para a proteção desse recurso.
“Pequenas ações, como evitar o desperdício de água, consertar vazamentos, reutilizar a água sempre que possível e participar de iniciativas de proteção ambiental, podem fazer uma grande diferença no nosso futuro”, afirmou.
Ações contínuas em prol do meio ambiente
Desde o ano passado, a Semad, o Corpo de Bombeiros e a Copasa estão atuando na região para a recuperação da lagoa. Essa iniciativa é o resultado do trabalho do Grupo de Mobilização e Educação Ambiental de Vargem das Flores que discute ações em prol da bacia e região.
O programa de despoluição da Lagoa dos Bombeiros está sendo trabalhado em várias frentes, sendo uma das principais, o desassoreamento em algumas partes, além da realização de mobilização junto aos moradores da região. Também vem sendo realizadas ligações na rede de esgoto da Copasa, começando, assim, um processo de despoluição permanente.
Para finalizar, o tenente-coronel Rafael Neves Cosendey, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância do reconhecimento da corporação como cuidador de nascentes, fortalecendo a parceria com a Prefeitura em comemoração a uma data tão significativa como o Dia Mundial da Água. Ele também enfatizou a catalogação das duas nascentes presentes no local como base para ações conjuntas de preservação ambiental.
“Reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Também agradecemos o apoio da administração municipal e demais órgãos que tem nos ajudado na tarefa de resgatar a lagoa. Essa colaboração demonstra todo o empenho em prol do meio ambiente e do bem-estar da comunidade local”, explicou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC