16 MAR 2024
TRANSFORMAR CONTAGEM
Mente forte, saltos poderosos: psicóloga junta-se à equipe do projeto de Ginástica de Trampolim

O debate sobre a importância do acompanhamento psicológico no esporte de alto rendimento tem ganhado cada vez mais destaque, reconhecendo a relevância do bem-estar mental dos atletas para seu desempenho e sucesso dentro e fora dos ginásios. Nesse contexto, a equipe do projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem recebeu um grande reforço que promete qualificar ainda mais a equipe: a psicóloga Daienne Cardoso, que assumirá o papel de fazer o acompanhamento do elenco principal, focado no alto rendimento.

Em um ambiente altamente competitivo, onde a pressão por um desempenho melhor; autocobrança em excesso, lesões e a possibilidade de frustrações são situações constantes, Daienne ressaltou que o acompanhamento psicológico é reconhecido como parte fundamental dos pilares do treinamento esportivo, ao lado da preparação técnica e física. “O trabalho da psicologia desempenha um papel relevante na saúde mental e no desempenho dos atletas, auxiliando na formação do atleta como um todo e ajudando no desenvolvimento de habilidades psicológicas e emocionais para lidar com os desafios e exigências do esporte e da vida, buscando promover maior bem-estar”, destacou.

Como parte desse processo de desenvolvimento, Daienne destacou a importância do autoconhecimento dos atletas. “O processo psicológico em si já permite o desenvolvimento do autoconhecimento deles a partir do momento em que os mesmos são estimulados a se perceberem e a entenderem seu funcionamento”. Ela afirmou, ainda, que a psicologia oferece uma série de ferramentas e estratégias para auxiliar os atletas nos desafios do esporte, tais como o treinamento de habilidades psicológicas, a gestão das emoções, o estabelecimento de metas e o fortalecimento da autoestima para aprimoramento da autoconfiança.

Para a coordenadora do projeto, Cristina Trópia, a equipe só tem a ganhar com a chegada da psicóloga: "A presença de uma profissional qualificada como a Daienne vai somar muito, auxiliando os atletas a entenderem e enfrentarem seus medos, inseguranças e cobranças por resultados. A intenção é entender que juntos podemos muito mais”.

Daienne traz consigo uma sólida experiência, tendo dedicado aproximadamente 17 anos de sua vida como atleta profissional de alto rendimento, iniciando sua carreira esportiva com apenas nove anos de idade. Sua transição para a psicologia esportiva ocorreu na fase adulta, quando encontrou na área uma maneira de integrar suas experiências esportivas e acadêmicas para auxiliar outros atletas a atingirem seu potencial máximo. Sua busca pelo aprimoramento profissional inclui participação em cursos e experiências práticas, tendo atuado no futebol de base da SAF Botafogo e nos esportes olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo.

“Com a chegada da psicóloga, a equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem recebe um grande reforço, preparando-se para alcançar saltos ainda mais altos no cenário esportivo nacional e internacional”, pontuou Cristina Tropia.

O projeto

Oferecido pela Prefeitura de Contagem, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), o projeto oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para cerca de mil jovens e crianças em toda a cidade. Atualmente, as atividades acontecem em cinco núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e CEU das Artes. Além disso, o projeto também recebe apoio da Belgo Bekaert Arames e ArcelorMittal por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Autor: estagiário Guilherme Faria, sob supervisão do jornalista João Cavalcanti