As consequências do apagamento histórico imposto às mulheres por um sistema social no qual os homens estão no centro do poder é o fio condutor da obra “Sobre Cisnes Perdidos”, espetáculo de dança dirigido por Diego López.
A iniciativa é uma produção apoiada pela Prefeitura de Contagem, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, e as apresentações acontecem de forma inteiramente gratuita, no Pas de Quatre Centro de Dança (rua Manoel Teixeira de Camargos, 49 - Glória), nos dias 9 e 10 de março, às 20h e 19h, respectivamente.
O espetáculo “Sobre Cisnes Perdidos” carrega consigo a influência do ballet clássico romântico, inspirado em duas grandes obras do gênero, como “O Lago dos Cisnes” e “A Morte do Cisne”. A bailarina Nádia Samarino destaca que “a emblemática imagem do cisne e toda a carga que essa figura representa dentro da linguagem da dança, nesta obra, representa a mulher em um cenário repleto de misoginia, e com agravamentos relativos à cor, sexualidade, etarismo, capacitismo dentre outras violências”.
Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FMIC
O Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FMIC é uma política pública realizada pela Prefeitura de Contagem, que tem por objetivo valorizar as iniciativas e manifestações culturais e artísticas produzidas na cidade. Entre os anos de 2021 e 2023, a atual gestão do executivo municipal disponibilizou cerca de R$ 6,5 milhões para o setor, contemplando mais de 300 projetos.
Serviço - “Sobre Cisnes Perdidos”
Data: 9 e 10 de março de 2024 (sábado e domingo)
Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo)
Local: Pas de Quatre Centro de Dança (rua Manoel Teixeira de Camargos, 49 - Glória)
Classificação indicativa: Livre