A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas reuniu, na última quinta-feira (29/2), dezenas de pessoas na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira para o lançamento do livro “Teatro de Machado de Assis: alternativa para a dramaturgia brasileira”. Escrita pelo pesquisador e professor Nilton de Paiva Pinto, a obra resgata e reavalia a vertente dramatúrgica de um dos maiores expoentes da literatura brasileira.
Diferentemente de outras abordagens sobre a obra do escritor brasileiro, que quase sempre recaem sobre os contos e romances, Nilton de Paiva optou por estudar a pouco conhecida produção teatral de Machado de Assis. Nascido em 1839, o autor de romances e contos dedicou-se intensamente ao teatro em sua juventude literária, participando de debates e traduzindo peças, além de também ter atuado no jornalismo como crítico teatral.
O livro “Teatro de Machado de Assis: alternativa para a dramaturgia brasileira” não só cuida de analisar as peças teatrais de Machado de Assis de forma independente, mas, também, de contextualizá-las dentro do panorama histórico e cultural do Brasil, na segunda metade do século XIX. Nilton de Paiva Pinto busca entender como Machado concebeu sua arte teatral em meio às transformações sociais e culturais da época, oferecendo novas perspectivas sobre o legado do autor.
“O objetivo, ao fazer esse trabalho, foi estudar a produção teatral de Machado de Assis de forma independente e deslocada de sua obra de ficção que muitos de nós conhecemos”, pontua Nilton, que ainda reconhece a genialidade do autor e analisa que “é incrível como um homem negro, criado no morro, conseguiu esse tamanho destaque na literatura e no teatro do Brasil do século XIX”.
O lançamento, a publicação e a distribuição do livro “Teatro de Machado de Assis: alternativa para a dramaturgia brasileira” contou com o apoio da Prefeitura de Contagem e foi viabilizado por meio do edital Movimenta Cultura do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Para aqueles que não estiveram na noite de lançamento, o livro impresso poderá ser adquirido pelo e-mail teatrodemachadodeassis@gmail.com. Para os optantes pela leitura digital, a obra estará disponível para download no site SlideShare.
Foto: Augusto Nascimento