27 FEV 2024
Hospital Municipal de Contagem e UPAs se destacam no tratamento ortopédico
Com equipamentos modernos e equipe qualificada, linha de cuidados ortopédicos oferece atendimento humanizado do pré-operatório à reabilitação dos pacientes

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) tem se destacado como referência no tratamento ortopédico, oferecendo cuidados especializados e contribuindo para a saúde da comunidade local. Com uma equipe dedicada e infraestrutura de ponta, o setor ortopédico do HMC realiza cirurgias de baixa e média complexidades, sendo um pilar essencial na promoção da saúde na região.

Segundo o gerente da Linha de Cuidados Ortopédicos do HMC, Leonardo Vaz, o sucesso do setor se deve ao trabalho multidisciplinar, que aprimora a experiência do paciente para uma recuperação rápida. O hospital realiza cirurgias atendendo a casos de politrauma e oferecendo procedimentos como implantes e placas bloqueadas, além da utilização de intensificadores de imagem durante as cirurgias.

“O HMC também se destaca na fisioterapia, com cuidados pré e pós-operatórios, incluindo a reabilitação. As lesões de extremidade maiores, frequentemente relacionadas a acidentes automobilísticos, ocupam um papel significativo, sendo seguidas pelos casos envolvendo idosos”, disse o gerente.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) JK e Industrial, por sua vez, contam com ortopedistas para atender casos menos complexos, proporcionando atendimento eficaz e ágil. Um dos pacientes da UPA Industrial, Marcondes Ribeiro, se sentiu muito bem atendido pelo time de ortopedia na mais nova UPA. “Comecei a sentir dores na minha perna e vim direto para unidade. Fui atendido muito rapidamente e o pós-operatório também foi bem tranquilo”, afirmou.

A cirurgia de fêmur é uma das principais áreas de atuação do complexo hospitalar. Com um corpo clínico altamente qualificado, equipamentos modernos e técnicas cirúrgicas avançadas, o HMC se distingue no tratamento de fraturas complexas dessa região. “A recuperação pós-cirúrgica é notável, com uma equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas especializados em ortopedia, que proporcionam cuidados individualizados para acelerar a reabilitação”, relatou Leonardo Vaz.

Equipamentos de ponta e equipes qualificadas

O HMC demonstra capacidade no tratamento de politrauma, enfrentando desafios com estrutura de salas de emergência equipadas, equipe cirúrgica de prontidão e unidades de terapia intensiva especializadas. “A abordagem humanizada é um diferencial, oferecendo suporte emocional e psicológico tanto aos pacientes quanto às suas famílias, criando um ambiente de cura acolhedor e confiável”, ressaltou o gerente.

Ainda de acordo com Leonardo Vaz, a equipe de fisioterapeutas do HMC desempenha um papel crucial na recuperação dos pacientes, trabalhando em conjunto com os cirurgiões ortopédicos para criar planos de reabilitação personalizados. Além das cirurgias de fêmur, o complexo hospitalar oferece serviços especializados em ortopedia, como cirurgias de coluna, articulares e ortopedia pediátrica.

A implementação de equipamentos novos e a ampliação de leitos que ocorreu em 2022 foram determinantes para a melhoria dos resultados das cirurgias ortopédicas. “Entre as implementações mais notáveis, destacam-se os novos perfuradores ósseos, o arco cirúrgico e as mesas de tração ortopédica”, frisou o gerente.

Jonas Moura, que passou por uma cirurgia de fêmur no HMC, disse que o time de fisioterapia foi o diferencial para sua reabilitação. “Minha recuperação foi muito tranquila graças ao time de profissionais que me ajudou. Foi uma cirurgia emergencial, mas com os cuidados do pós operatórios consegui melhorar muito rápido”, ressaltou.

Tiago Campos, que passou por uma cirurgia na perna, enfatizou as qualidades do time de ortopedia e que suas expectativas foram superadas: “A equipe médica e os profissionais de saúde foram absolutamente competentes e dedicados. Eles me forneceram todo o suporte necessário antes, durante e depois da cirurgia. A recuperação também foi surpreendentemente suave, graças ao cuidado e atenção que recebi”.

Inovações futuras

O hospital tem planos de investir em tecnologias avançadas, incluindo cirurgia assistida por robôs e métodos inovadores de reabilitação, visando aprimorar ainda mais seus serviços e proporcionar o melhor atendimento aos pacientes.

Tudo isso faz com que o setor de ortopedia do Hospital Municipal de Contagem se destaque pelo compromisso com a excelência no tratamento de lesões e doenças ortopédicas. “Com uma equipe altamente capacitada, infraestrutura moderna e abordagem humanizada, a instituição consolida-se como referência na região, contribuindo significativamente para a saúde e bem-estar da comunidade local”, concluiu Leonardo Vaz.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. LUCI SALUM/PMC

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pelo jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti