15 FEV 2024
CULTURA
Bloco dos Metralhas estende a folia e desfilará neste sábado (17/2), na região Riacho

No próximo sábado (17/2), a partir das 13h, haverá o desfile do Bloco dos Metralhas na praça da avenida Mantiqueira com a rua Rio Cantagalo, no Novo Riacho. A festa será dividida em dois momentos, nos quais, até às 15h30, acontece  o desfile do bloco infantil e logo após, até às 18h30, o bloco adulto.

O Bloco dos Metralhas é oriundo da equipe “Os Metralhas", famosa por sua participação na Gincana de Contagem, desde 1999. O bloco surgiu logo após a criação da Bateria dos Metralhas, em 2011, que além das atividades da gincana, realiza, ao longo do ano, ensaios, oficinas para novos participantes e apresentações em eventos.

Ao todo, o bloco possui cerca de 40 ritmistas divididos em variados instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim e chocalho. O repertório do grupo é bem eclético, com canções que passeiam por estilos como samba, axé, músicas infantis, funk e MPB. O bloco é aberto para todo o público em geral e realiza suas atividades de maneira gratuita. As oficinas ofertadas ocorrem em espaços públicos como ruas e praças.

O Bloco dos Metralhas é uma das iniciativas contempladas no chamamento público “Prêmio Blocos de Carnaval”, realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Prêmio Blocos de Carnaval 2024

O “Prêmio Blocos de Carnaval” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem que busca contemplar blocos carnavalescos com atuação comprovada em Contagem. No total, dez blocos foram premiados, via chamamento público, e receberam o prêmio de R$10.000,00 cada um para a realização de eventos públicos e gratuitos ao longo do período festivo.

Autor: estagiário João Vieira sob supervisão do jornalista Augusto Nascimento / Edição Carol Cunha