03 FEV 2024
SAÚDE
Mais saúde: parceria entre a rede de saúde e a Central de Libras facilita assistência aos surdos

A Prefeitura de Contagem segue firme no compromisso de garantir comunicação mais efetiva e acessibilidade nos atendimentos às pessoas com deficiência auditiva. Prova disso, é a parceria entre a Central de Libras e o SUS Contagem, que disponibiliza intérprete de Libras para acompanhar a pessoa surda nos atendimentos da rede de saúde do município.

Desde setembro, os contagenses começaram a contar com o atendimento instantâneo da Central, por meio de chamada de vídeo. Antes, essa modalidade não era muito utilizada pelos surdos, pois o acompanhamento era realizado mediante agendamento prévio, tanto para atendimento presencial como por vídeo chamada.

O intérprete responsável por acompanhar o atendimento ajuda na comunicação entre o profissional e o usuário, com a tradução em Libras de todas as informações, proporcionando assistência mais humanizada e segura. Para Sandra da Rosa Oliveira, que utiliza os serviços da Central de Libras há dois anos, a presença do profissional nos atendimentos da rede de Saúde é fundamental. “O trabalho da Central de libras é muito importante, porque o intérprete facilita a comunicação e quebra as barreiras nos atendimentos, porque nós temos muita dificuldade nesses momentos”, contou.

Ainda de acordo com ela, a possibilidade de acionar o intérprete de maneira mais ágil em momentos de emergência, é essencial. “Esse trabalho vai ajudar muita gente, principalmente em momentos de emergência”, pontuou.

Para o cirurgião dentista da UBS Riacho que realizou o atendimento da Sandra, Nicolas Mascarenhas, a presença do intérprete assegura o atendimento que está sendo realizado. “Esse atendimento com o acompanhante ajuda a comunicar a nossa necessidade, como a orientação de uma boa higiene bucal. Basicamente, o paciente consegue entender o que eu estou falando e eu, entendo ele”, destacou.

Como solicitar apoio?

A solicitação para assistência deve ser feita à Central de Libras por meio dos números: (31) 99263-9286 / (31) 97139-9180. O serviço está disponível para as unidades básicas de saúde, UPAs, hospitais, maternidade, CER IV, centros de consultas especializadas, centros de atenção psicossociais (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “O surdo, ele tem que fazer um cadastro na Central de Libras Contagem, mandando todas as suas documentações. O atendimento pode ser feito tanto nas unidades de saúde, quanto em outras outras áreas também”, explicou a intérprete Shirley Cristina da Silva.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Direitos Humanos com a Associação dos Surdos de Contagem (ASC).

Central de Libras e SUS Contagem

• Contato para solicitação de apoio: (31) 99263-9286 / (31) 97139-9180