A Praça da Jabuticaba se transformou em um picadeiro na tarde do último domingo (28/1). Dezenas de adultos e crianças participaram das oficinas circenses ofertadas pelo Instituto Cultural Circolar e pela Trupe ShowRiso. As atividades integraram a programação do Circuito Cultural de Férias, iniciativa da Prefeitura de Contagem e levaram a magia do circo às pessoas de todas as idades, com muita diversão e entretenimento gratuito.
Idealizada pelo Instituto Cultural Circolar, a primeira atividade do dia foi a oficina de barangandão, que é um instrumento de malabarismo feito com papel crepom, jornal e barbante. A atividade foi ministrada pela artista contagense Ligia Moraes, que destacou a alegria de realizar a oficina em praça pública. “É sempre uma interação diferente estar em praças e em espaços públicos. As crianças observam a movimentação e vão se aproximando, o público passante também. É sempre muito bom”, enfatizou a artista.
Joyce Drummond, mãe da Melina,3, foi uma das pessoas que aproveitaram a tarde de domingo na praça. “Eu fiquei surpresa, por ser gratuito e em praça, e pelo tanto de criança que esteve presente. Eu gostei disso”, destacou.
A imersão no mundo do circo ainda continuou com a oficina de iniciação de artes circenses, com a Trupe ShowRiso e o palhaço Bambulino. Na ocasião, os participantes puderam aprender atividades como malabarismo, prato chinês, rola-rola e pé de pau.
A superintendente de Articulação Institucional, Renata Lima, destacou a importância da população contagense se apropriar dos espaços públicos da cidade. “Eu acredito que a realização desses eventos em praça pública é muito importante para despertar e manter vivo o sentimento de pertencimento entre a população e a cidade. Contagem, por muitos anos, não proporcionou isso para as pessoas, posicionamento que tem mudado na atual gestão do município, que entende a relevância dessas políticas públicas para a cidade”, ressaltou.
A oficinas foram realizadas como contrapartidas de projetos aprovados no edital Movimenta Multilinguagens do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.