17 JAN 2024
CULTURA
Fundo de Incentivo à Cultura: rapper contagense Miss Black lança o álbum “Voz Preta, Pele Preta”
O projeto é uma das iniciativas contempladas pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem

A atual gestão da Prefeitura de Contagem mantém o compromisso de fomentar e incentivar a cultura produzida no município. “Voz Preta, Pele Preta”, primeiro EP lançado pela artista contagense Miss Black, é uma das iniciativas contempladas nessa nova política de cultura da cidade. O material já está disponível nas plataformas digitais e  pode ser conferido aqui.

O EP conta com oito faixas que são: “Voz Preta, Pele Preta”; “Aceito Pix”; “Sobre o Respeito”; “Vivona”; “Me Deixe Sem Você”; “Mulheres Pretas”; “Noiz Toma o Microfone” e “Cinquentei”. As músicas abordam temas importantes a serem debatidos, como o feminismo negro e a luta antirracista, assim como fala um pouco sobre a vivência da artista dentro do movimento do Hip Hop. O projeto ainda conta com dois videoclipes das músicas “Voz preta Pele Preta” e “Me Deixe sem Você”. Você pode conferir o disco completo clicando aqui.

Miss Black começou sua carreira na música em 1989, integrando grupos de rap, como o “Expressão Ativa” e o “Estilo Feminil”, além de construir uma sólida carreira como artista solo. Em Contagem, a rapper participou de diversos projetos voltados para a cultura como o “Conexão Hip Hop” e o  “Movimento Hip Hop do Município de Contagem (MH²MC)”. O projeto “Voz Preta, Pele Preta” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) de 2022, ano em que a Prefeitura de Contagem destinou cerca de R$2,5 milhões para projetos culturais do município. Além da música, os editais englobaram diversas atividades como fotografia, teatro, audiovisual, artesanato, literatura, artes de rua, moda e outras.

Autor: estagiário João Vieira sob supervisão do jornalista Augusto Nascimento/ Edição Carol Cunha