A ampliação do horário de funcionamento das dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para às 19h, está repercutindo positivamente na população e tem facilitado a procura por atendimento médico, após o horário comercial. Os atendimentos são para os diversos serviços oferecidos na Atenção Primária de promoção e prevenção da saúde. Na região Sede, a referência para atendimento de horário ampliado é a UBS Centro, que tem realizado cerca de cem atendimentos por semana, somente no período das 17h às 19h.
Segundo a diretora do Distrito Sede, Aparecida Roberto Santana, a unidade conta com quatro equipes de saúde da família, duas delas atendem das 7h às 16h e as outras duas das 10h às 19h. “Aqueles que trabalham no horário comercial e não conseguem vir na unidade durante o dia, estão tendo oportunidade de passar pela assistência por causa do horário estendido. Então, o serviço está sendo avaliado positivamente pela população.”, pontuou.
Para Anna Vitória de Araújo, que levou sua filha para colocar o cartão de vacina em dia, o horário estendido veio na hora certa. Segundo ela, o seu trabalho dificultava buscar assistência na unidade durante o horário comercial. “Quando eu chegava em casa, a unidade já estava fechada. Agora, com horário ampliado, ficou bem melhor. O atendimento não demorou. Ficou ótimo.”, contou.
O morador do bairro Três Barras, Fernando César, aproveitou o horário estendido para aferir a pressão. “Eu trabalho até às 17h, então era difícil para eu vir aqui. Agora eu consigo fazer o controle da minha pressão tranquilamente. Estou achando ótimo.”, destacou.
Conforme explicou a gerente da unidade, Thais Casais, durante o horário estendido são realizadas marcações de consultas, vacinação, procedimentos de enfermagem, atendimento médico e odontológico, além do atendimento da equipe multidisciplinar. “Durante todo esse período, o paciente chega, é acolhido para ver a demanda, se é um caso agudo ou se será agendado para o próximo atendimento”, explicou.
Mais tempo para Atenção Primária à Saúde
A ampliação do horário tem objetivo de garantir mais acesso à UBS, que tem papel fundamental na promoção da saúde, já que trabalha no âmbito da prevenção de doenças e é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Desta maneira, tal ampliação contribui para diminuir a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, uma vez que muitos usuários buscam a Rede de Urgência para atendimento de baixa complexidade.
Confira as Unidades Básicas de Saúde que estão atendendo das 7h às 19h:
Distrito Eldorado
Distrito Industrial
Distrito Ressaca
Distrito Nacional
Distrito Riacho
Distrito Sede
Distrito Petrolândia