A noite de quarta-feira (6/12) marcou mais um importante passo da Prefeitura de Contagem em democratizar o acesso às artes, cultura, esporte e lazer na cidade. Isso porque a prefeita Marília Campos assinou a Ordem de Serviço (OS) para retomada das obras do CEU das Artes de Nova Contagem, equipamento público localizado na rua VP-2, nº 2490, na região Vargem das Flores. Além da prefeita, o momento contou com a participação de representantes do executivo e do legislativo municipal, artistas e membros da comunidade local.
As obras do CEU das Artes de Nova Contagem iniciaram há cerca de 10 anos, porém não foram concluídas, o que motivou a atual administração a retomá-la. O espaço contará com quadra poliesportiva, pista de skate e caminhada, brinquedos, cineteatro, áreas de convivência, equipamento socioassistencial, biblioteca e sala para oficinas. A expectativa é que tudo seja concluído no primeiro semestre de 2024.
Marília ressaltou a importância de retomar a obra, honrando, assim, o compromisso feito com a comunidade há três anos. "Eu fico muito alegre de a gente resgatar essa obra, por se tratar de um compromisso firmado”, destacou ela, que ainda enfatizou que o espaço será "um grande ponto de encontro para o esporte, lazer e também para ter acesso às políticas sociais". Além de ser um complexo poliesportivo e cultural, o espaço ainda contará com uma unidade do Cras, com o objetivo de estreitar ainda mais o elo com a comunidade.
A obra do CEU das Artes de Nova Contagem é financiada com recursos da União, por meio da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, uma das exigências da iniciativa é que seja formado um conselho gestor eleito para que o espaço seja gerido em parceria com a sociedade.
O caráter coletivo da gestão do espaço foi um ponto exaltado pelo secretário de Cultura, Ramon Santos, que afirmou que "esse espaço é um presente da atual gestão do município para toda a sociedade contagense”. “A junção de atividades esportivas e culturais em um único espaço, que está aberto para todos, é um incentivo para a qualidade de vida da população”, falou.
A solenidade também contou com a presença da vereadora Moara Sabóia, representando a Câmara Municipal de Contagem. "É com muita alegria que eu estou aqui hoje para a assinatura desta Ordem de Serviço. Mas eu fico mais feliz ainda em saber que esse projeto vai ser construído coletivamente com a comunidade. Essa praça só permaneceu de pé e sendo ocupada porque a população cuidou dela", destacou.
CEU das Artes
O CEU das Artes - Nova Contagem será um equipamento público que promoverá a cultura e o lazer na comunidade onde está localizado. O programa é idealizado pelo governo federal, com coordenação do Ministério da Cultura. A implantação do programa é realizada com recursos da União, que são repassados aos municípios por meio da Caixa Econômica Federal. Nesse contexto, os próprios municípios são responsáveis pela execução das obras, pela mobilização social da comunidade e pela posterior gestão, manutenção, programação e sustentabilidade do equipamento público.
Relação do o Ministério da Cultura
Essa é mais uma iniciativa que demonstra a sólida relação entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério da Cultura. No último mês de setembro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve na cidade para inaugurar o Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU das Artes, na região da Ressaca, e assinar o decreto que regulariza a Lei Cultura Viva no município.
Confira, aqui, a galeria de fotos! Fotógrafa: Luci Sallum/PMC