A Prefeitura de Contagem investe constantemente para melhorar e fortalecer o atendimento de saúde no município. Uma das ações implementadas no último mês, foi a extensão do horário de atendimento de dez Unidades de Saúde (UBSs). Além de fortalecer a Atenção Básica e diminuir a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a iniciativa foi aprovada pela população, que mostra-se satisfeita com a mudança.
Esse é o caso do serralheiro, Antônio Cândido de Abreu, 60, que nessa terça-feira (21/11), foi a sua unidade de referência, a Unidade XV, após às 17h para agendar uma consulta com o clínico. “Eu estou achando ótimo, pois trabalho até 17h45, e agora tenho como ir consultar, sem precisar sair mais cedo. Hoje mesmo vim aqui marcar uma consulta, o que não precisarei fazer amanhã cedo. Assim é mais acessível para todo mundo”.
Com um movimento bem tranquilo, sem espera, sem filas, ele fez elogios aos novos horários das dez UBS na cidade. “É definitivamente, uma ótima ideia. Estão de parabéns”, completou.
Outra que também fez elogios ao novo horário foi a dona de casa, Caterina Batemarco, 73. Ela contou que tem hipertensão, mas tem sofrido, nas últimas semanas, com a queda da pressão, que a tem levado à unidade para aferi-la pelo menos três vezes ao dia, por orientação médica. “Eu cheguei um dia cedo para aferir e fui informada que poderia voltar até às 19h. Eu achei muito bom. Está de parabéns essa ampliação do horário. Sempre que favorece a gente, a gente gosta. É uma possibilidade da pessoa encontrar um horário mais tranquilo”, comentou ela que utiliza a Unidade XV para fazer suas consultas médicas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, a ampliação do horário vem para dar ao usuário que usa o SUS Contagem, a possibilidade de se consultar, tomar vacina, usar os demais serviços disponíveis na rede, em uma faixa de horário maior, promovendo, inclusive, mais conforto para o deslocamento até a unidade. “Na maioria das vezes a pessoa quer se consultar, mas trabalha até por volta das 17h, 18h. Estamos trabalhando para ampliar o acesso aos serviços de saúde. Contagem dá um grande passo neste sentido ao ser uma das cidades escolhidas para servir de modelo ao restante do Brasil”, comentou.
De acordo com a gerente da Unidade XV, Rosângela Piu, a população ainda está se acostumando com o novo horário. “As pessoas têm telefonado, têm passado na unidade, querem saber o funcionamento e a gente tem explicado. O telefone toca praticamente o dia inteiro para entender se podem vir à noite ou se podem vir a qualquer horário, até as 19 horas”, relatou Rosângela.
A gerente da unidade ainda ressaltou que a unidade tem visto o movimento aumentar após às 17h, principalmente de grávidas. “Muitas não querem o desgaste do calor e preferem marcar o pré-natal para a parte da tarde. Até as 18h30, de 30 em 30 minutos, nós temos agenda”, explicou.
Ela lembra que a unidade oferece os mesmos serviços que oferecia no horário anterior, das 8h às 17h. “Nós temos médicos e equipes formadas para atender a quem procura atendimento, inclusive, odontologia, vacina, curativo, neste novo horário. Até as 19 horas podem vir”.
A Unidade XV conta com seis equipes, sendo três equipes das 7h às 16h , e outras três equipes de 10h às 19h. A unidade tem cadastrados quase 29 mil pessoas.
Mais Saúde, Contagem modelo para o Brasil
Em julho deste ano, a Prefeitura assinou convênio com o Ministério da Saúde para implantar o Programa “Mais Saúde”, que amplia as equipes de Saúde da Família e também o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inicialmente, até as 19h. Em Contagem, dez UBSs distribuídas em pontos estratégicos da cidade nos oitos distritos sanitários fazem parte da iniciativa.
Para fortalecer o atendimento, Contagem ainda está recebendo médicos por meio do Programa “Mais Médicos” e ao mesmo tempo contratando outros profissionais para compor as equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e de multiprofissionais.
Mesmo com a mudança no horário, todas as atividades e serviços já oferecidos continuam normalmente. Os usuários podem continuar a procurar as UBSs para as atividades de prevenção e promoção à saúde, vacinação, atendimentos clínicos, atendimento da equipe multidisciplinar, pré-natal, puericultura (acompanhamento periódico de crianças e adolescentes), saúde da mulher, acompanhamento de pessoas com condições crônicas, atendimento odontológico, dentre outros. É importante destacar que todas as unidades do “Mais Saúde” estão com suas salas de vacina funcionando até as 18h30.
Confira as 10 Unidades Básicas de Saúde que estão atendendo com o horário ampliado, das 7h às 19h.
Eldorado
UBS CSU – rua Portugal, 50, bairro Eldorado
UBS XV – rua Mangueiras, 209, bairro Eldorado
Industrial
UBS Amazonas – rua Marquês do Paraná, 111, bairro Amazonas
Ressaca
UBS São Joaquim - rua Rubi, em frente ao número 803, bairro São Joaquim
UBS Arpoador – rua Mariana s/nº, bairro Arpoador
Nacional
UBS Amendoeiras – rua Seis, 52, bairro Vale das Amendoeiras
Riacho
UBS Riacho – av. Rio Negro, 95, bairro Riacho
Sede
UBS Centro – rua Prefeito Gil Diniz, 401, bairro Arcádia
Petrolândia
UBS Sapucaias - rua Amazonita 230, bairro Sapucaias
Vargem das Flores
UBS Retiro – av. Retiro do Imigrantes s/nº, bairro Retiro