A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Universidade Una, promoveu ao longo do mês de outubro testagem para a detecção de casos de sífilis. As testagens foram feitas nas cinco segundas-feiras do mês que se encerra nesta terça-feira, (31/10). A ação seguiu as orientações do Ministério da Saúde que instituiu (Lei nº 13.430/2017) outubro como o mês nacional de combate à sífilis e à sífilis congênita, essa quando é transmitida da mãe para o feto.
De acordo com os dados consolidados pelo Programa de Prevenção às ISTs de Contagem foram feitos durante a ação 1.380 testes, em 345 indivíduos, que procuraram o serviço. Além de testarem para a sífilis, as pessoas também foram testadas para o vírus HIV e as infecções virais hepatites B e C. O atendimento foi feito na Una por alunos do curso de enfermagem.
“A importância da testagem é a prevenção e o diagnóstico precoce nos casos positivos para a infecção sexual. O que facilita o melhor acompanhamento e tratamento”, comentou o diretor do Programa ISTs/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Belmiro.
Quem tiver interesse pode procurar os Centros de Atenção Especializada de Contagem (CAE), onde estão os programas de prevenção a ISTs/Aids e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O CAE Iria Diniz está localizado na avenida João César de Oliveira, nº 3620, 3º andar, bairro Eldorado. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
O CAE Ressaca fica na rua Rodrigues da Cunha, nº 480, bairro São Joaquim, funcionando das 13h às 17h.