A campanha “Desperdício Zero” segue dando resultado em Contagem, contando com uma redução percentual importante em relação à última contagem, há cerca de 45 dias, período que a ação se repete desde junho, quando foi iniciada. Pensada como uma solução para a quantidade de alimento desperdiçado nos restaurantes populares, a campanha “Desperdício Zero” tem diminuído o número de descartes nos três restaurantes populares da cidade.
Atualmente, cerca de 4300 refeições são servidas nos restaurantes do Eldorado, Ressaca e Nova Contagem diariamente. De acordo com a nutricionista e coordenadora do projeto, Renata Borges, a diminuição dos descartes vem causando impacto na população. “Desde que iniciamos, conseguimos um bom progresso. O volume desperdiçado, em quatro meses de campanhas periódicas, já reduziu em mais de 40%. No entanto, ainda temos muito trabalho pela frente”, contou.
Um dos desafios enfrentados é o de mostrar ao usuário do restaurante popular que ele pode pedir mais ou menos alimento quando está sendo servido ou, até mesmo, não querer um ou outro item do cardápio. “A maior parte do desperdício ainda é porque o usuário pediu para por mais quantidade e não consumiu ou não disse para algum produto não ser colocado, aceitando e, depois, descartando. Um dos avisos que fazemos é que o usuário tem todo o direito de pedir aquilo que vai comer e se sentir satisfeito”, disse
Nessa terça (24/10) e quarta-feira, mais uma campanha foi feita nos três pontos da cidade. “Pedimos ao usuário que tente não desperdiçar nada. A comida é feita com carinho, equilibrada, saudável, feita no dia, monitorada por profissionais. Quanto mais o desperdício diminuir, mais conseguiremos ajudar outras pessoas, uma vez que a mesma comida que é servida nos restaurantes é que a que as cozinhas comunitárias repassam a pessoas em situação de vulnerabilidade, hoje em torno de 1700 refeições diárias que são servidas”, explicou.
A campanha “Desperdício Zero”
A iniciativa foi motivada a partir de um acompanhamento feito nos restaurantes que constatou uma grande quantidade de alimentos sendo jogados fora. Diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, responsável pelo gerenciamento das unidades, iniciou um levantamento para entender o motivo do desperdício. Confira, aqui, um vídeo da ação!
A cada 45 dias, uma série de ações acontecem nos restaurantes populares do município. Quem entrega a bandeja vazia recebe um “agrado”, normalmente um pirulito, com uma mensagem de carinho. Pelos restaurantes, de forma transparente, o público pode acompanhar a evolução da campanha, que iniciou com números em torno de 2.200kg de alimento descartado e, atualmente, está em cerca de 1.600 kg por mês.
“Buscamos mostrar às pessoas, seja com informações, seja com demonstrações, o quanto não desperdiçar é importante. Visualmente eles passam a ter uma ideia do quanto isso representa, além de termos cartazes pelos restaurantes e informações na parede sempre sendo atualizados. Acreditamos que estamos caminhando bem e continuamos contando com a ajuda de todos os moradores para que cheguemos à nossa meta, que é não ter desperdício nos restaurantes”, destacou a subsecretária de
Compromisso com o social
Os três restaurantes populares de Contagem (Ressaca, Nova Contagem e Eldorado) ofertam, diariamente, refeições saborosas e saudáveis aos frequentadores. Ao todo são 4350 por dia, mais de 90 mil por mês, a um preço de R$ 5,50. Cada cliente pode saborear um cardápio variado, composto por arroz, feijão, carne, salada, uma guarnição e sobremesa. Tudo feito e servido com muito carinho.
Saiba onde ficam os restaurantes populares!
Serviço:
* Restaurante Popular de Nova Contagem
Horário do Almoço: 10h30 às 14h
Horário do Jantar: 17h às 19h30
R. Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem
* Restaurante Popular Eldorado
Horário do Almoço: 10h30 às 14h
R. Madre Margherita Fontanaresa, 420 – Eldorado
Telefone: 3352-2963
* Restaurante Popular Ressaca
Horário do Almoço: 10h30 às 14h
Alameda das Andorinhas, 265 – Cabral
Telefone: 3331-1375