21 OUT 2023
CULTURA
Sarau de dança cigana, com mulheres na idade longeva, será apresentado neste domingo (22/10)
Realizado pela bailarina Juliana Costa, evento, contemplado pelo edital Microprojetos Culturais, acontecerá no Parque Ecológico do Eldorado

Juliana Costa, bailarina responsável pelo projeto Optchá: Dança Cigana Artística, promete mostrar, neste domingo (22/10), a magia da dança cigana artística, a fim de interagir e entreter o público presente ao Parque Ecológico do Eldorado, a partir das 9h30. A entrada é franca, e a celebração tem classificação livre.

“Além de ser uma atividade física prazerosa, a dança cigana eleva a autoestima, a confiança em si mesma, o empoderamento, a socialização e alivia o estresse”, explica Juliana, que há mais de dez anos dedica-se em pesquisar a dança cigana. O sarau artístico “Optchá: Alma Cigana”, é viabilizado por meio do edital Movimenta Microprojetos Culturais, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC).

Entre solos e coreografias em grupo, o sarau artístico “Optchá: Alma Cigana” contará com três apresentações, todas elas explorando os movimentos de saia, as  mãos e os braços, assim como os xales. O encontro, o segundo desta edição do projeto, também contará com a presença do ator e mestre de cerimônias Ronny Steves, que vai guiar os espectadores pela jornada na dança cigana artística. Haverá tradução simultânea em libras. No fim do evento, Juliana ministrará uma aula de dança gratuita e aberta ao público.

“O sarau “Optchá: Alma Cigana” não será apenas um espetáculo de dança, mas uma jornada pela dança cigana artística, sendo uma celebração da liberdade e da diversidade que ela representa. É um convite para todos sentirem a energia dessa expressão”, analisou Juliana.

Celebração

A palavra "Optchá", originária da língua cigana e popularmente conhecida na umbanda, em Romani, se traduz como “salve”. No contexto da dança, no entanto, "Optchá" é o equivalente a “bravo” ou “olé”. Apaixonada por esses significados, Juliana Costa compartilha a admiração pela dança cigana e sua conexão com a expressão artística: “Sempre admirei a cultura e a força desse povo, mas especificamente a dança, que é um universo à parte. Todos os movimentos e coreografias têm influência de várias regiões e países. Acho que minha ‘alma cigana’ vem dessa possibilidade que a dança me dá de experimentar e conhecer várias culturas”.

Serviço:

“Optchá: Alma Cigana”

Data: 22/10 (domingo)

Local: Parque Ecológico Eldorado (rua das Paineiras, 753, Eldorado) - Contagem

Mais informações: https://www.instagram.com/ju.costa_artes

Autor: Jornalista Augusto Nascimento / Colaboração: Felipe Pedrosa / Edição: João Cavalcanti