07 OUT 2023
CULTURA
Casa de Cultura Nair Mendes Moreira - MHC expõe obra da artista Cris Leão até dezembro
A exposição “Cacos de Resistência – Mulheres que revolucionaram o mundo é gratuita e acontece desde o dia 3/10

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem recebe, desde o dia 3/10, a exposição “Cacos de Resistência – Mulheres que revolucionaram o mundo”, da artista Cris Leão. A mostra reúne quadros em mosaico de azulejos e outros materiais que representam importantes figuras femininas, escolhidas para celebrar a força e resistência das mulheres.

A exposição, contemplada pelo Edital Movimenta Galerias, da Prefeitura de Contagem, fica em cartaz até o dia 3 de dezembro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Na mostra, a artista mexicana Frida Kahlo ocupa lugar de destaque, com quatro diferentes versões produzidas em grandes dimensões. As outras mulheres representadas são a cantora Rita Lee, a escritora Conceição Evaristo e a educadora Nair Mendes Moreira, que dá nome ao local. A exposição ainda conta com uma versão crítica e contemporânea do clássico quadro “A moça de brinco de pérola”, de Johannes Vermeer, que Cris Leão rebatizou como “A Moça do brinco de Lata."

Sobre a exposição, Cris destacou que “as personagens retratadas são e foram pessoas que admiro”. “Espero nessa exposição representar a força da mulher e as suas diferentes facetas de viver nesse mundo”, contou. A artista ainda afirmou que “a escolha pela exposição apenas com mulheres tem, também, o intuito de valorizar a arte produzida por mulheres, incentivando outras ao exercício da criação e do desenvolvimento artístico.

No dia 19 de outubro, às 19h, a artista estará no local conversando com o público interessado sobre sua técnica e processo criativo, num bate-papo que vai integrar a programação do evento Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, já tradicional da cidade, e que permite à população visitar um ponto de cultura da cidade em horário estendido.

Sobre a artista

Cris Leão é de Contagem, formada em letras pela PUC Minas, em 1983. Especializou-se na arte do mosaico por meio de cursos e formações livres, iniciadas em 2018.

Serviço:

Exposição “Cacos de Resistência – Mulheres que revolucionaram o mundo”

Mosaicos fotográficos de Cris Leão

Período: 3/10 a 3/12

Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira - MHC - Praça Vereador Josias Belém, 01 – Centro

Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Autor: Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti