25 SET 2023
SERVIÇO
Operação “Alquimia” interdita empresa clandestina de produção de álcool, no bairro Petrolândia
Foto: divulgação/Vigilância Sanitária
Ação foi mobilizada devido à denúncia de que álcool 70% estava sendo produzido, clandestinamente, a partir do etanol

A Vigilância Sanitária de Contagem (VISA) conduziu uma operação com colaboração da Inteligência e Romu da Guarda Civil Municipal e Polícia Civil, na última quarta-feira (20/9)  à noite, o que resultou na interdição de uma empresa irregular localizada na região de Petrolândia.

A operação, batizada de "Alquimia", foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima sobre a produção clandestina de álcool 70%, que estava sendo produzido a partir de etanol combustível. Durante a operação, os agentes públicos flagraram o momento da entrega de um carregamento de combustível. Ao entrarem no galpão, foram identificadas diversas irregularidades que representam risco à saúde da população, como a produção do produto sem a autorização dos órgãos competentes e sem a adoção das boas práticas de fabricação.

Segundo a inspetora de Saúde, Mara Telma da Silva, a Prefeitura de Contagem, por meio da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e outros órgãos fiscalizadores, estão empenhados em realizar um trabalho contínuo de investigação e combate a infrações administrativas de saúde. “Temos trabalhado em conjunto, especialmente quando estas infrações podem também se configurar como crimes, como é o caso que estamos abordando.”, pontuou.

Na ocasião, foram apreendidos removedor de esmalte com acetona, álcool etílico 70% glicerinado, álcool etílico 92%, embalagens, rótulos, frascos e tampas.

Em Contagem, denúncias como esta, podem ser feitas pela Ouvidoria do SUS Contagem, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; e Vigilância Sanitária de Contagem.

Serviço:

Ouvidoria SUS Contagem