A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK vem aprimorando o atendimento médico na região com a implementação do serviço de teleconsulta. Essa inovação tecnológica tem proporcionado maior agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes quando a busca por alternativas de saúde se tornou ainda mais crucial.
De acordo com a gerente da Unidade, Betânia Claudiano, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento da unidade, sem alterar o espaço físico da unidade. “Conseguimos garantir maior agilidade no atendimento, diminuição das filas e modernização dos nossos serviços com essa implementação”, afirmou Betânia.
Um dos moradores de Contagem, João Ribeiro, falou que teve um ótimo atendimento mesmo de forma remota. “Fui até a UPA com algumas dores musculares e enxaqueca, me indicaram o teleatendimento e mesmo não tendo um atendimento presencial fui muito bem atendido. Acredito que a melhor parte é a velocidade que esse atendimento proporciona, e em menos de 10 minutos já estava com a receita”, disse João.
O processo de teleconsulta na UPA JK é simples e acessível a todos os pacientes que procuram atendimento médico. “Ao chegar à unidade, os pacientes passam por uma triagem e os classificados como azul e verde recebem a oferta para o teleatendimento”, ressaltou Betânia.
“Após a classificação, o paciente é levado para um espaço reservado, onde podem utilizar um computador com acesso à internet para realização da videochamada com os médicos e profissionais de saúde”, confirmou Betânia.
Caso exista necessidade de algum medicamento, o paciente é encaminhado para a sala de medicação para ser atendido por profissionais de enfermagem, juntamente com a prescrição do médico. O acompanhamento médico presencial só ocorre caso haja intercorrência após a ministração do medicamento, caso contrário o paciente recebe alta.
Este modelo já conta com mais de 16 mil atendimentos, desde seu lançamento a um ano atrás, e tem sido bem recebido pela população local. Pacientes relatam satisfação com a praticidade e rapidez do atendimento, bem como com a redução do tempo de espera.
Com a pandemia e o avanço tecnológico o serviço de teleconsulta vem se tornando uma realidade no município de Contagem. “Com a garantia da satisfação do usuário e a possibilidade de atendimento remoto, este projeto poderá estender-se às outras unidades de pronto atendimento, UBS e até mesmo de algumas consultas especializadas”, finalizou Betânia.