Promover a prática esportiva entre crianças e adolescentes é o objetivo da “Olimpíada no Parque”, atividade da Prefeitura de Contagem e que conta com a organização da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Regional Riacho durante o mês de maio. O evento, que já percorreu as regionais Sede e Ressaca, conta com disputas nas modalidades futsal, basquete e queimada para crianças e jovens entre 10 e 15 anos.
Equipes das escolas Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, Carlos Drummond de Andrade, Deputado Jorge Ferraz, Domingos Diniz Moreira, a turma do programa Primeiros Passes - núcleo da praça Maria dos Santos Chagas e a equipe Chute de Ouro - composta por jovens moradores aqui do Riacho - estão participando das competições.
O pedagogo Warley Moreira e o professor João Paulo Gonçalves que estão por trás da iniciativa na E.M. Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, explicaram que as competições esportivas são uma prática nova que envolve pais e estudantes. “O professor João Paulo trouxe a ideia de criarmos equipes para a Olimpíada e abracei a ideia. A gente sabe que o esporte ajuda na convivência entre os alunos e promove um ambiente mais pacifico e divertido na escola e isso é de extrema importância”, diz Warley. O pedagogo também ressaltou que os alunos estão muito animados para os jogos: “Nós organizamos treinos, mas os todos estão tão animados e comprometidos que jogam na hora do recreio e nos horários livres também. A gente sempre reforça que o importante é que eles participem e vivenciem a experiência do esporte”.
As alunas Ana Luisa Alves, Raissa Mendes, Amily Silva e Maria Eduarda Oliveira, do time de futsal feminino, comandado pelo professor João, comentaram que estão muito ansiosas: “Estamos treinando muito para ganhar, mas, acima de tudo, o objetivo é nos divertirmos.” Os jogos acontecerão na E.M. Carlos Drummond de Andrade, localizada na avenida Rio Negro, 1136, Riacho das Pedras, a partir das 8h, nos dias 13 e 20 de maio.
Além de proporcionar integração e socialização entre crianças e adolescentes da região, as atividades promovem a utilização do espaço público, um aspecto destacado pelo secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro. “Os jogos vão garantir a utilização dos espaços públicos para o esporte, atingindo toda a juventude da nossa cidade e é esse o lema da atual gestão: mais lazer e mais esporte de forma acessível”, apontou o secretário.
Abertura
A abertura da Olimpíada aconteceu no último sábado (6/8) e contou com apresentação de dança do Ballet Roda Mundo e das alunas da Cia. de Dança Norma Miranda. Em seguida, o grupo Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) também mostrou seu talento.