O Batucarte foi fundado em 2006, pelo regente Gleison Emerson Batista, com as ações articuladas nos eixos da educação, cidadania, identidade cultural e inclusão social. O projeto, que funciona em Nova Contagem, na região de Vargem das Flores, oferece oficinas gratuitas e apresentações culturais diversas que representam um marco no processo de inclusão social, por meio da arte, em Contagem.
As ações enfatizam o conhecimento histórico afro-brasileiro, levando crianças, jovens e adultos a participarem de oficinas de percussão, construção de instrumentos com materiais alternativos e musicalização. Conta com cerca de 40 participantes, entre crianças, adolescentes e jovens, sendo os ensaios realizados em ONGs, associações e escolas.
Já o Bloco Batucarte, que vai se apresentar no dia 11, na praça da Glória, junto com outros oito contemplados no edital “Movimenta Blocos de Carnaval”, foi fundado em 2012, e é um crescimento do projeto. “Todos estamos ansiosos para nos apresentar, seja no dia 11, seja nos demais dias. Passamos dois anos sem poder sair, passamos momentos difíceis, mas o principal foi cuidar da nossa saúde. Nós preservamos e hoje podemos, enfim, festejar”, contou Gleison Emerson.
Confira, abaixo, a programação do bloco Batucarte!










