A Prefeitura recebeu a doação da maquete da Igreja de São Gonçalo do artista Antônio Evaldo Vieira da Silva. Metalúrgico de formação, passou a fazer esse tipo de trabalho nos últimos 20 anos. A entrega ocorreu na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, que fica na praça Vereador Josias Belém, 01, Centro.
Ao lado dos filhos Marcela e Marcelo e da nora, Clarete, Antônio Evaldo disse ser um prazer homenagear a cidade que o acolheu nas últimas décadas. “Foram 15 dias de trabalho, idas e vindas até aqui, fotografando para, em seguida, retratar, com materiais recicláveis, um dos cartões postais de Contagem. É um orgulho muito grande ver o trabalho realizado e ver o retorno das pessoas”.
Antônio Evaldo usa materiais recicláveis para suas criações. Com isopor, palito de picolé, tinta PVA, palito de dente, papelão, cola quente e outros materiais, ele desenvolve trabalhos retratando igrejas, parques, museus e outros pontos importantes de cidades. “Faço um trabalho baseado na sustentabilidade, com utilização de materiais recicláveis. Comecei há algum tempo, fazendo pequenas maquetes, que foram sendo elogiadas e deixaram de ser apenas um hobby”, afirmou.
A filha do artista, Marcela Pimentel, ressaltou que a doação é um agradecimento pelo acolhimento que a família teve. “Há cerca de 20 anos viemos para Contagem, onde fomos muito bem recebidos. Contagem é uma cidade cheia de histórias e meu pai, fazendo essa maquete, assim como nós, quer que os contagenses saibam de suas histórias, visitem os museus, as igrejas, os lugares marcantes do município. A doação da maquete é um simbolismo de agradecimento a uma cidade que nos abraçou”, contou.
A diretora de Patrimônio da Prefeitura de Contagem, Aniele Souza, disse que “inicialmente a maquete ficará no salão principal da Casa da Cultura e que, posteriormente, será colocada em um outro local, de destaque, no próprio museu". Segundo ela, é gratificante receber esse tipo de doação, que é “uma homenagem de alguém que gosta, que ama Contagem”.
Acervo
Parte do acervo de Antônio Evaldo pode ser encontrado no Instagram, criado pela filha, Marcela e pela nora, Clarete. Artesanatos diversos, de onde tira seu sustento, podem ser vistos e apreciados. Encomendas também podem ser feitas pelo canal @antonioevaldoartesanatos. Algumas obras, inclusive do casarão do parque Gentil Diniz, podem ser encontradas por lá. A maquete do casarão, inclusive, também será doada à Prefeitura, quando a reforma do parque for concluída nos próximos meses.
Confira a galeria de fotos:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/sets/72177720305467463/