Garantir assistência de qualidade e mais conforto para os usuários e servidores do SUS Contagem tem sido um compromisso da gestão. Deste modo, nesta terça-feira (03/01), a Unidade Básica de Saúde – UBS Parque São João recebeu visita da prefeita Marília Campos, que estava acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria; vereadores e gestores da Prefeitura.
Durante a visita, Marília circulou pela unidade conversando com os pacientes sobre os atendimentos, e com os servidores, sobre o funcionamento do equipamento. A paciente Márcia Silva, contou que é bem atendida pelos profissionais da unidade, e que já os conhece há um bom tempo, e que isso é muito bom. “Eu gosto do atendimento daqui. Eu chego aqui, passo na recepção, vou na enfermeira e sou bem atendida pelos profissionais”.
Para a usuária Karen Luano, que aguardava ser chamada, a triagem deveria ter uma agilidade maior. Segundo ela, após essa etapa, o atendimento é muito bom. “Eu acho que deveria melhorar a demora para passar na enfermeira. Depois que a gente passa nela, a médica chama rápido, e nos atende super bem”, pontuou.
A prefeita afirmou que as vistorias nos equipamentos de saúde têm sido importantes para ouvir a população e servidores e, assim, discutir e encontrar soluções. “Nós estamos aqui discutindo dentro daquilo que compete a Contagem, o que é possível fazer para melhorar ainda mais a saúde do nosso município. É para ouvir, mas também para que as pessoas que trabalham na ponta, indiquem soluções. A questão não é apenas discutir o problema, que precisa melhorar, mas por onde que passa essa melhoria”.
Segundo Marília Campos, após a conversa com os profissionais, foi constatado que um dos problemas, é que o paciente que é encaminhado para a Atenção Especializada, na maioria das vezes não tem um parecer do especialista para referendar ou não o tratamento que o paciente está tendo na UBS.
De acordo com a gerente da unidade, Rosangela Ferreira, o problema já está sendo tratado. Ainda de acordo com ela, a UBS conta com três equipes completas, e atende cerca de doze mil pessoas. "Temos demanda livre, a pessoa passa mal pela manhã, vem e é acolhida e atendida. A recepção encaminha para a devida equipe, e assim a triagem é feita. Ela passa pela enfermeira ou pelo médico, e resolve a situação.”.
Um dos médicos da unidade, Rafael Mota, em conversa com a prefeita, destacou que o trabalho da Atenção Básica de prevenção e acompanhamento dos pacientes com comorbidade é muito importante para evitar casos de urgência e emergência. “Muita gente se afastou da unidade de saúde e está voltando para os atendimentos agora. Então estamos tentando essa reaproximação. Inclusive, nós começamos o grupo de hipertensos e diabéticos, que são pessoas que não podem estar longe, devem estar do nosso lado o tempo todo. Porque senão começa a prejudicar outras áreas, e daqui a pouco está no hospital”.
O vice-prefeito, Ricardo Faria, afirmou que para ter uma saúde pública de qualidade, é essencial fortalecer a Atenção Básica. “É aqui que a gente previne, que promove saúde pública, que a gente conscientiza a população sobre hábitos saudáveis de vida. Um debate que precisa ser feito, é que a saúde tem que ter recurso do Estado e da União. O município no que lhe cabe, ele faz o dobro”.
No fim da visita, a prefeita, destacou um ponto que a deixou muito impressionada como defensora do SUS. “Para nós que acreditamos na política pública de saúde, é muito importante ver o comprometimento dos profissionais que aqui trabalham. Todos acreditando que é possível melhorar, que o Sistema Único de Saúde é muito importante para o nosso povo e nosso país. Isso faz muita diferença!”
Clique e confira a galeria de fotos.