No próximo sábado (17/12), a partir das 8h, a comunidade dos Arturos realiza a Festa do João do Mato, tradicional em Contagem. A festividade, que conta com encenação, música, dança e muita história, acontece de forma anual na sede da comunidade, no bairro Jardim Vera Cruz.
De acordo com Jorge Antônio dos Santos, Mestre de Cultura Popular e diretor social da irmandade Nossa Senhora do Rosário, da comunidade dos Arturos de Contagem, a Festa de João do Mato remete à ancestralidade do povo negro e é de muita relevância, principalmente por abordar temas importantes como a socialização, sustentabilidade, agricultura e partilha.
“Neste sábado será realizada uma das nossas festas típicas, aberta ao público e que conta um pouco mais das nossas origens. A Festa de João do Mato traz, na sua essência, a questão do cultivo da terra, do trabalho, desde a preparação, o plantio, o cuidado até a colheita. A festa, no passado, tinha uma representação sagrada para a comunidade, pois trata de alimentação, sustentabilidade e preservação de um povo.”
Jorge ressaltou, ainda, que durante a festividade a figura de João do Mato aparece, em forma de encanação, justamente simbolizando as dificuldades no plantio. “Essa figura, que é alguém vestido com mato, simboliza a erva daninha, o mato mesmo, que prejudica a plantação. E como para o cultivo é necessário a capina, a roçada, o cultivo e o preparo da terra, a encenação feita é justamente a expulsão dessa figura, o que mostra que haverá fartura de alimentos, que serão, posteriormente, compartilhados entre as pessoas da comunidade”, explicou. “A Festa de João do Mato terá, ainda, dança com enxada, cânticos típicos, danças e relatos históricos”, finalizou.
Serviço
Festa de João do Mato
Data: sábado (17/12)
Horário: Das 8h às 13h
Local: rua da Capelinha, 50 - Jardim Vera Cruz.