Com a adequação da Lei 5.293 de 23 de agosto de 2022, membros do Conselho Municipal de Saúde – CSMC participaram na última sexta-feira (18/11), da eleição suplementar para o biênio 2022/2023. Antes da adequação da Lei, o conselho contava com 16 membros titulares.
Segundo a presidente do conselho, Maria José, pelo tamanho do município, aumentar o número de conselheiros era essencial. “Essa eleição é um grande acontecimento, estávamos precisando não só aumentar o número de conselheiros, como também adequar à legislação vigente. Então é com muita alegria que fazemos essa eleição hoje”, destacou.
Para a realização da eleição suplementar, a mesa diretora e comissão eleitoral "aprovada ad referendum" se reuniram no dia 19 de outubro, quando foi feito um sorteio para definir as ordens dos distritos para preenchimento das vagas supracitadas. Desse modo, ficou definida a seguinte ordem: distritos Nacional, Ressaca, Petrolândia e Sede. Caso não houvesse inscrições suficientes para completar as três vagas de entidades (titulares e suplentes), elas seriam preenchidas com usuários dos distritos sorteados pela comissão na seguinte ordem: 1° Vargem das Flores, 2° Eldorado, 3° Industrial, ficando de fora o Riacho pela constatação de não possuir representante de usuários para o pleito.
Durante a solenidade, que ocorreu no auditório da Escola Heitor Villa Lobos, o assessor de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Orozimbo Henrique, apresentou a palestra “Controle social no SUS e Instrumentos de planejamento e gestão”, reforçando as atribuições dos conselheiros.
Após a eleição, o conselho passa a contar com 32 membros titulares e seus suplentes.
Confira o resultado da eleição:
Distrito Nacional
Titular: Maria das Graças Alves.
Suplente: Gelson Alves da Silva.
Distrito Ressaca
Titular: José Adalto da Silva
Suplente : Antônio Tomaz Medeiros
Distrito Sede
Titular: Elenice Jaques do Carmo.
Suplente: Alexsandro Rodrigues dos Santos (delegado do Eldorado, cobrindo a vacância por falta de candidato do Sede)
OBS: o Distrito Sede não teve usuários para compor como suplente e por deliberação do plenário o único delegado no processo de eleição que empatou com o mesmo número de votos e não foi eleito, pôde ficar como suplente do distrito.
Distrito Petrolândia
Titular: Janete Barbosa
Suplente: Ângela Maria Silva
Distrito Vargem das Flores
Titular: Rafael Martins de Paula Silva
Suplente: Raimunda Nazaré Tomaz
Entre as entidades das três vagas disponíveis somente duas foram preenchidas, são elas:
1- Sociedade Mineira de Cultura (PUCMG)
2- APROVARGEM
A vaga restante da entidade foi disponibilizada para o Distrito Vargem das Flores conforme o sorteio prévio citado acima.
Os Distritos Industrial e Eldorado participaram do processo para eleger os delegados que poderão entrar em caso de vacância durante o pleito 2022/2023. São eles:
Distrito Eldorado
Titular : Alcino de Araújo Ferreira
Suplente: Zilma Cândida da Silva
Distrito Industrial
Titular: Aulerino Carlos Fernandes
O distrito não apresentou suplente.
Segmento trabalhador
Titular:
Amélia Cristina de Souza Machado
Paulo César dos Santos
Cintia Cristina dos Santos
Fabrício Diniz Costa
Suplente:
Marcos Alexandre Caldeira Nunes
Alberto Guimarães
Diane da Silva Fialho Batista