Contagem recebeu, de 2 a 11 de setembro, 19 espetáculos culturais, que divertiram e entreteram o público da cidade. Na segunda edição do Trama Festival houve ocupação de praças, espaços culturais e até um estacionamento com apresentações nacionais e internacionais.
O II Trama Festival contou com o patrocínio do Atacadão, Vallourec, New Holland Construction e CNH Industrial/Capital, por meio da lei federal de incentivo à cultura, e com os apoios da Prefeitura de Contagem, Parlare MKT, 4 Elementos Sítio Escola, Big Shopping, do Centec e da Funec. Centenas de pessoas, segundo a organização, participaram das atividades oferecidas.
Foram diversas atrações musicais, cortejos e oficinas que, na opinião do ator e produtor Marcos Zerlotini, “foi uma realização de um trabalho importante de formação no público e de confirmação do potencial cultural de Contagem”.
Para ele, o festival ofereceu para a cidade um retrato da produção contemporânea de vários lugares e uma diversidade de linguagens. “Contagem ganhou muito ao ter acesso a espetáculos e grupos de vários lugares do país e também do Chile. Esse compartilhamento tanto com a cidade quanto entre os artistas é importantíssimo. Foi um período de trocas de contatos, de informações, de experiências. O papel do II Trama Festival foi cumprido muito bem”, disse.
Para a coordenadora de produção do festival, Patrícia Matos, depois de um período de muita tensão e incertezas, por conta da pandemia, realizar o II Trama Festival foi satisfatório e empolgante. “Um dos pontos mais importantes do festival foi a promoção dos encontros de várias pessoas e artistas de outras localidades, com grupos e artistas de Contagem. Esse momento de encontro é importante e fomenta muito, abre portas, não só para o Grupo Trama, mas para toda a classe artística da cidade”, destacou. “E vale lembrar que o II Trama Festival não encerrou. A gente continua com as oficinas com os adolescentes. As aulas vão até o fim do ano, quando eles vão apresentar o espetáculo desenvolvido dentro da atividade”, completou.
Uma das atrações musicais do evento, o cantor Chedinho também elogiou a organização e o envolvimento das pessoas: "O festival trouxe a ideia de mostrar que existe um modelo de fomentar tudo isso. Ao mesmo tempo oferecer apresentações gratuitas em praça pública, show de artistas locais. O II Trama Festival ofertou formação, que vai culminar em uma montagem, num cenário de resistência, no fazer teatral em Contagem”, contou.
Oficinas até o final do ano
Uma das ações do II Trama Festival é a oficina de teatro desenvolvida com adolescentes. As aulas seguem até o fim do ano, e, no fim do processo, um espetáculo será encenado por eles na cidade. Mais informações estão no link https://www.instagram.com/p/Cgujx1hukJA/