Na manhã da última quarta-feira (24/08), estudantes da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos participaram de uma palestra sobre animais peçonhentos, ministrada pelo grupo de teatro “Agente em Cena”. A atividade, realizada no Parque Ecológico do Eldorado, teve a intenção de conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente e com a presença dos animais peçonhentos existentes na natureza.
Além de abordar sobre os riscos e males causados pelos animais presentes na natureza como cobras, escorpiões e ratos, também foi falado sobre os insetos vetores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) e o mosquito palha, transmissor de leishmaniose.
A agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, Everlaine Alves Ribeiro, ressalta que a população tem uma grande importância na prevenção e no controle do surgimento de casos envolvendo animais peçonhentos. “Quanto mais a população estiver conscientizada em como agir, mais eficiente se torna esse controle. A escola é um veículo de informação, o aluno leva o que aprendeu para sua casa e acaba ensinando às pessoas de sua convivência. Estando informado tem–se a oportunidade de mudar sua postura e o seu olhar em relação a diversos assuntos, principalmente, sobre as maneiras de prevenir acidentes com animais peçonhentos,” explica.
Durante o encontro, além de abordar a preservação do ecossistema em geral e as medidas que podem ser adotadas pela população para minimizar os riscos de acidentes, também foi lembrado que não se deve matar esses animais. Muitos deles, como as cobras e escorpiões, têm seu veneno usado na medicina para estudos e criação de remédios.
A estudante Nayane Santos conta que a palestra foi interessante e ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. “O conteúdo foi muito bem apresentado e entendi o papel importante que nós, enquanto sociedade, temos na ação de preservação do meio ambiente e também no controle e prevenção dos animais peçonhentos,” relata.
A professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos, Guaraciaba do Carmo, relata que a ação foi muito interessante não somente para os alunos, mas também para os professores ali presentes. “Muitas coisas faladas eram novidades pra mim, e isso enriquece bastante nosso trabalho levado em sala de aula para os estudantes”, afirma.
Além da conscientização, foi reforçado que a Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ pode ser acionada para realização de ações necessárias, como a desratização. Basta acionar a unidade do seu distrito.
Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ
Endereço: Av. João César de Oliveira, 4665 – Eldorado.
Telefone: (31) 9 9257–0013.