Na última quinta-feira (18/8), o Samu Regional Contagem participou do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica – Esea do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A iniciativa que teve o objetivo de simular a resposta de atendimento a emergência aeronáutica, foi organizada pela Bhairport que gerencia o aeroporto.
A cena proposta para o exercício, que é normatizado pela RBAC da Aviação Civil Brasileira, foi de uma aeronave próxima ao aeroporto, com descrições de fogo e queda, simulando a existência de óbitos e sobreviventes que precisavam de atendimento. Desse modo, o Samu Regional Contagem, participou da atividade com três unidades móveis, sendo uma de suporte básico, uma de suporte intermediário e outra de suporte avançado de vida.
Segundo a diretora do Samu Contagem, Luciana Felisberto, os 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, puderam treinar procedimentos em atendimento de incidente com múltiplas vítimas, como triagem, regulação de cena, classificação das vítimas, atendimento e encaminhamento das vítimas por unidade móvel e aeromédico.
“Durante o exercício, os profissionais do Samu Contagem, realizaram atendimento aeromédico com encaminhamento de duas vítimas (atores) ao Hospital João XXIII e ao Hospital Mater Dei, instituições participantes.”.
O treinamento de atendimento que ocorreu entre os municípios de Lagoa Santa e Vespasiano, foi realizado juntamente com outras instituições parceiras, como o Samu Belo Horizonte, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar de Minas, Polícias Militar e Civil, Faculdade Ciências Médicas-MG, além de unidades de urgência do entorno do aeroporto.