Anfiteatro ao ar livre, com a finalidade de reunir pessoas e receber apresentações artísticas, culturais, religiosas e políticas, o Espaço Popular está localizado no encontro das ruas Presidente Kennedy e Dr. Cassiano, ao lado da praça da Jabuticaba, no bairro Centro, na Regional Sede.
Projetado pelo arquiteto Gustavo Penna, o local, que lembra as antigas ágoras gregas, fica anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo, tem capacidade para acomodar, aproximadamente, cerca de 15 mil pessoas, em seus cerca de 3,5 mil metros quadrados.
O Espaço Popular foi inaugurado em 1985, sendo tombado como patrimônio do município pelo Decreto 10.695 de 6 de dezembro de 2000 e, ao lado da igreja, forma um dos cartões postais da cidade.
Na edição número 7, de 2019, a Revista de Educação Patrimonial “Por Dentro da História”, trouxe uma entrevista com o arquiteto e urbanista Gustavo Penna. Na ocasião, ele contou que Contagem precisava de um lugar comum, que tivesse a ver com a identidade das pessoas. “O local (escolhido) era o que mais tinha a ver (...) foi nesse centro histórico. (...) A Igreja foi quem deu referência para aquele espaço que surgia, na época, tinha topografia e eu o batizei de Espaço Popular, que acabou virando um anfiteatro ao ar livre. Nada mais que popular e aberto, onde existia a participação e a interpretação do povo”, continuou.
Ainda segundo o arquiteto, o Espaço Popular “é inovador”, pois não possui portão e está inserido na história da cidade. “É um grande equipamento, feito na dimensão modular para a população, sendo uma ferramenta de mobilização que Contagem, até então, não tinha. Um lugar onde as pessoas se encontram para trocar ideias, participar de shows, para a cidade se expressar, além de ser um local de vocalização de todos”, finalizou.
Passaram pelo local, desde sua fundação, diversos artistas e manifestações tradicionais, tais como a Orquestra Sinfônica da PMMG; Banda da Guarda Municipal de Contagem; Grupo de Teatro Galpão; grupo da Comunidade dos Arturos; além de artistas como Lenine e Trio Amadeus, são alguns exemplos.
Em 2021, o Espaço Popular passou por revitalizações, com capina, limpeza e pintura e foi, posteriormente, palco de diversas apresentações durante o Natal de Luz, como a da Orquestra de Rock e do Grupo 14 Bis, além de receber milhares de pessoas, que puderam presenciar não apenas as atrações, como as luzes de Natal e a presença do Papai e da Mamãe Noel.
Fotos: Janine Moraes/PMC
No dia 30 de agosto, será palco do show em comemoração aos 111 anos de Contagem, recebendo a apresentação do músico Zé Ramalho, a partir das 18h.