A região Riacho recebeu, na segunda-feira (8/8), o Projeto Circula Cultura, da Prefeitura de Contagem, e que busca valorizar os talentos da cidade. Sob organização da Associação Renascer e fomentado por emenda parlamentar, o evento aconteceu em uma estrutura instalada na praça Tebas, onde 16 jovens duelaram entre si, no ritmo do rap e do hip hop, sendo avaliados pelo público presente.
A "Batalha do 402"- alusão a uma linha de ônibus que passa pelo local - foi disputada em duplas, de forma eliminatória, vencendo quem ganhava ao menos dois confrontos. Após diversos embates, a vitória ficou por conta da dupla Noial/Kooz, que venceu Madara/Marcelin na final.
Estiveram no evento representando a Prefeitura, a secretária de Cultura, Monique Pacheco, e o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues.
A secretária lembrou a importância da valorização das diversas culturas pela cidade, além de ver a juventude ocupando os espaços públicos. "Contagem é uma cidade que possui uma vasta manifestação cultural, sobretudo para os jovens e é importante haver essa troca de experiências entre a população e o Poder Público. Cada vez mais é necessário que saibamos quem são os artistas que estão por aqui, quais são as tradições, como podemos ser parceiros para fomentar tudo isso e fazer com que cada vez mais as pessoas possam se manifestar, mostrar sua arte para que outras pessoas também conheçam os mais diversos talentos de nossa cidade e também de outras, que sempre transitam por aqui", destacou.
As batalhas entre os competidores aconteceram pela rima, provocações, improvisos e desafios. Participaram pessoas não apenas de Contagem, como de outras cidades da região metropolitana, como Betim, Ibirité e Belo Horizonte.
Nos próximos dias, outros três eventos envolvendo as "Batalhas de MC´s" estão marcados na cidade. No próximo sábado (13/8), das 18h às 22h, no bairro Nacional (rua Henriqueta Mendonça Rigolon, s/n - L. O. Praça Nossa Senhora da Conceição) e, domingo (14/8), no Eldorado, das 14h às 18h, praça Nossa Sra. da Glória - Eldorado.
Já no dia 25 de setembro, a praça da Jabuticaba, das 13h às 19h, recebe o encontro, na chamada "Batalha da Jabu". "Em todos, o Circula Cultura estará presente, com som, palco e iluminação", afirmou uma das organizadoras do evento, Fabi Pansica.
Estão previstos para os próximos eventos pequenas apresentações musicais entre as "batalhas" (pocket shows) com artistas locais e roda de poesia. Além disso, haverá roda de conversa sobre a realidade das pessoas periféricas, que sofrem com a desigualdade social, discriminação, fome, pobreza e preconceitos diversos.
SERVIÇO
PROGAMAÇÃO:
🔶️ Sábado (13/8) coletivo Marginalização - Nacional, das 18h às 22h.
🔶️ Domingo (14/8), Coletivo U-Manas - Eldorado, das 14h às 18h.