Muito forró, ritmos sertanejos e alta energia marcaram o encerramento do 1º Arraiá de Contagem, neste domingo (31/7), na praça do Sol, na Ressaca. A cantora Elba Ramalho, rainha do forró nordestino, encerrou a festa com muita alegria, levando o público a cantar e dançar ao som de grandes hits brasileiros.
As atrações do arraiá começaram no final da tarde com as apresentações dos artistas locais Poliane Lins e banda, João Marcos e Maurinho e a Quadrilha Chic Chic, representando a cultura rural contagense, muito ligada às festas juninas e as tradições brasileiras do São João.
A prefeita Marília Campos, que esteve presente ao evento, destacou a festa como um grande resgate das tradições da cultura brasileira e contagense. “Contagem agora tem o seu arraiá, porque trabalhamos para que a nossa cidade tenha tudo: obra, saúde, segurança, cultura e lazer. A gente tem que ter tudo do bom e do melhor para celebrar a vida”, afirmou.
A secretária de Cultura, Monique Pacheco, disse que estava muito feliz por ter completado a missão de valorizar e mostrar a cultura contagense. “Conseguimos fazer uma festa muito bonita em todas as regionais e encerramos hoje com muita alegria e espírito de comunhão com todos que estão aqui”.
Durante o evento, a Guarda Civil de Contagem esteve presente, garantindo a segurança e mantendo a ordem, para que a população curtisse os shows, tranquilamente, sem se preocupar com brigas, furtos ou roubos no local ou em seus arredores. O público elogiou a organização e a segurança.

Tradição brasileira
A cantora Elba Ramalho disse que se sentiu honrada com o convite para encerrar o 1º Arraiá de Contagem, que tem como base a cultura rural, do forró e das tradições da festa de São João. “Festa junina é uma festa de rua e de família. Depois de dois anos sem fazer shows presenciais é muito benéfico o encontro com o público, com a emoção e a energia de estar em um palco ao vivo, compartilhando a arte com o povo”.
A vendedora e moradora do bairro Jardim Laguna, Carlota Veridiana, contou que é fã da Elba Ramalho há anos e já foi em muitos shows da cantora. “Quando eu fiquei sabendo que a Prefeitura ia trazer a Elba para o encerramento do Arraiá de Contagem, eu fui a primeira a trocar o ingresso para assistir o show, que trouxe seus maiores sucessos e foi muito bonito”.
O agente de saúde, Leonardo Pereira, morador do bairro Jardim Alvorada, disse que veio especialmente pelo show da Elba. “Estou curtindo todas as atrações. O evento está muito bacana, tem muita segurança, alegria e as barraquinhas da Economia Solidária estão bem colocadas. Tudo muito organizado”, observou.
A enfermeira Lucilene Maria, do bairro Água Branca, também contou que veio assistir o show da Elba Ramalho e curtir a festa. “Depois de dois anos, estamos voltando a eventos. Eu fui em quase todos os arraiás, em todas as regionais, e foi tudo muito bom, maravilhoso, com muita positividade”, disse.
Economia Solidária
As barracas da Economia Solidária também fizeram parte da festa, com a venda de comidas típicas mineiras e juninas, como feijão tropeiro, mingau de milho verde, pamonha, churrasquinho e bebidas.
Um dos empreendedores no evento, Antônio José Quaresma, da Delícias da Lora, disse que é muito importante a promoção de eventos na cidade. “Depois de muito tempo parados, a promoção de eventos na cidade, fortalece o nosso trabalho e a economia local”, disse.
O empreendedor Amarildo Nunes, da cervejaria artesanal Monte Castelo, também festejou a volta dos eventos. “As festas da cidade são uma oportunidade de divulgação e venda dos nossos produtos. E tudo aqui está muito organizado, com segurança, e muito bonito”, elogiou.
Ação Social
A festa de domingo, na Ressaca, ainda aliou alegria e ação social. Por meio da troca de ingressos por alimentos não-perecíveis, a Prefeitura vai destinar os alimentos arrecadados às instituições parceiras, que ajudam pessoas carentes.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Ricardo Faria, os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo e Defesa Social, Viviane França, as subsecretárias de Defesa Civil, Ângela Gomes, de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, o administrador da Regional Ressaca, José Geraldo, e os vereadores Alex Chiodi, Vinicius Faria e Arnaldo Oliveira.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS









