Qualquer cidadão pode participar das eleições deste ano, atuando como Mesário Voluntário. O projeto do Tribunal Regional Eleitoral – TRE Minas Gerais tem como objetivo estimular a inscrição espontânea de eleitores para trabalhar como mesárias e mesários no dia das eleições.
Para participar, basta se inscrever no site da instituição acessando o link https://www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/inscricao-mesario-voluntario, pelo Disque Eleitor 148 ou entre em contato com o seu Cartório Eleitoral.
A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 209 mil pessoas para atuarem como mesárias, durante a realização das eleições no Estado.
O Mesário Voluntário deve obedecer às mesmas regras que as demais pessoas mesárias, ficando obrigado a comparecer aos trabalhos da mesa receptora de votos no dia das eleições.
Os Mesários Voluntários também terão direito aos seguintes benefícios:
- Direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).
- Recebimento de auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições.
- O exercício da função mesária pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.
- Isenção de taxa de concurso público municipal, se houver previsão em lei própria.
As pessoas que são mesárias colaboram com a lisura do processo eleitoral, viabilizando as eleições e fortalecendo a democracia. Elas facilitam o processo e asseguram aos eleitores o exercício do direito de votar e ser votado, garantindo que a vontade popular seja respeitada.