“O Poder dos Museus” foi o tema escolhido para celebrar a 20ª Semana de Museus iniciada na última segunda-feira (16/5). O evento tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante, além de intensificar a relação desses espaços com a população, democratizando o acesso à arte e a cultura. Além de exposições, para marcar a data, a Prefeitura de Contagem promove nesta quarta-feira (19/5), das 18h às 21h, uma mesa de debates, para discutir o tema, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem. Na programação do encontro, consta, ainda, a “Festa no Museu”, com show dos músicos Gustavo Figueiredo e Juninho Stevan e a presença das barraquinhas da Economia Solidária.
Em Contagem, além da mesa de debate, as atividades da 20ª Semana de Museus poderão ser conferidas na Casa de Cultura Nair Mendes, que traz a exposição de fotografia “Quadrilátero Ferrífero”, da artista Letícia Pinto; no Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela), onde a exposição de desenhos e pinturas “Cores de Igor”, do artista Igor Maciel está sendo apresentada; e no Casarão do Parque Gentil Diniz, local que abriga a exposição “Entrelinhas”, de Salin de Sá, que exibe obras com diferentes técnicas. As três exposições já podem ser visitadas. No dia 22/5 acontecerá uma caminhada educativa, conduzindo as pessoas pelos locais de exposição.
Semana de Museus
A Semana de Museus é uma ação da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor, e procura mobilizar os museus de todo o país, a partir de um esforço de convergência de suas programações, em torno de um mesmo tema.
Segundo o site do projeto, assinado pelo Ibram, “os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades”. O site destaca ainda que “o ‘Poder dos Museus’ está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”.
Confira, abaixo, a programação da Semana de Museus de Contagem:
Exposição Quadrilátero Ferrífero
Exposição “Cores de Igor”
Exposição “Entrelinhas”
Mesa de debate “O Poder dos Museus”
Caminhada Educativa