O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão-Nepe promoveu na última sexta-feira, (18/2), o I Simpósio das Residências Médica e Multiprofissional do Complexo Hospitalar de Contagem. A capacitação contou, ainda, com a participação do Programa da Residência Multiprofissional e da Residência em Clínica Médica da unidade. O evento reuniu 25 acadêmicos residentes de serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e psicologia.
O objetivo do simpósio foi a divulgação, à comunidade do Complexo Hospitalar, dos trabalhos científicos elaborados no decorrer da residência, para buscar maior aproximação e interação de todos os atores envolvidos na assistência.
Segundo a gerente do Nepe, Láyza Lourenço Machado Braga Quintão, os Trabalhos de Conclusão da Residência-TCRs foram desenvolvidos durante a imersão do residente no cenário prático, relacionado à área de concentração do programa. “O simpósio contribui com o crescimento científico dos profissionais e reafirma a importância do trabalho em equipe interdisciplinar, em busca de uma assistência cada vez mais qualificada e resolutiva”, comentou. O TCR é uma das etapas obrigatórias da residência e consiste em um trabalho de caráter técnico-científico.
Ainda de acordo com a gerente do Nepe, a ideia é organizar todo o material apresentado em uma revista científica do Complexo Hospitalar. “Acreditamos que por meio da publicação vamos promover a interação da comunidade acadêmica com seu entorno, aproximando ciência e comunidade”, completou Quintão.