Contagem continua com sua “Liga da Vacina” para imunizar crianças de 5 a 11 anos. Neste sábado (12/2), a ação aconteceu no Shopping Oiapoque, no Eldorado, e na Unidade Básica de Saúde Cad, na região Sede. Para atrair aproximadamente 2 mil crianças, foram convocados, além dos trabalhadores da saúde, o Homem Aranha, o Hulk, os Transformers, a Mulher Maravilha, a Emília do Sítio do Picapau Amarelo e a turma do Chaves.
Com a imunização deste sábado, a vacinação em Contagem atingiu a marca de 30.451 crianças imunizadas contra o Sars-Cov-2. Somente no sábado, foram imunizadas 1.300 crianças de 5 a 11 anos.
Logo pela manhã, a prefeita Marília Campos prestigiou a ação na UBS Cad, onde conversou com os profissionais da saúde, com pais e mães e com o público-alvo, as crianças. “É uma energia fantástica promover este encontro da criança com o sonho e poder fazer a imunização delas. Estamos empenhando todos os esforços para imunizar as crianças da nossa Contagem e é importante que os pais, mães, responsáveis tragam seus filhos e filhas. Vacinar nossos filhos é um ato de amor”.
A cada uma das crianças e pais que abordava, a chefe do Poder Executivo falava da importância da vacinação para que a pandemia seja derrotada e da importância dos vacinados incentivarem a imunização nas demais pessoas de seu círculo familiar, de amizade e de trabalho.
Muitas mães e pais que trabalham durante a semana, elogiaram a iniciativa da Prefeitura de fazer o mutirão aos sábados. “Trabalho oitos horas por dia e fica complicado trazê-lo durante a semana. Hoje, foi o primeiro compromisso do dia”, contou a moradora do bairro Maria da Conceição, a repositora de supermercado, Fabiana Gina Xavier, 32 anos, ao lado do filho de 5 anos, Pedro Nikollas Martins Xavier. “Eu fiquei falando para ele sobre a importância de vacinar para não adoecer. Ele ficou com vontade de vir, mesmo falando que estava com um pouco de medo. Mas quando chegou aqui viu os super-heróis, ele nem percebeu quando recebeu a vacina”, completou Fabiana. “Foi rapidinho, não doeu nada”, acrescentou o filho, Pedro Nikollas.
Segundo informações da diretora do Distrito Sanitário Sede, Aparecida Santana, a expectativa era imunizar, neste sábado, 500 crianças de 5 a 11 anos na unidade. Participaram do mutirão 52 profissionais de saúde da Prefeitura.
Já eram quase 11h da manhã, quando a prefeita Marília Campos chegou ao Shopping Oiapoque. A fila extensa pelos corredores do local mostrava o quanto pais e mães acreditam e aderem à vacina contra o novo coronavírus para seus filhos.
A empresária do setor de reciclagem, Maria Rosilene Miguel, 44 anos, moradora do Eldorado, estava feliz e aliviada com a vacinação do seu filho, o pequeno Vitor Hugo Miguel Ribeiro, 5 anos. “É super importante que todos os pais tragam seus filhos. Não tem outro jeito para vencer a doença. É a vacina a nossa salvação”, comentou ela enquanto o filho se encantava com o Hulk. “Nem doeu, quando fechei os olhos já tinha acabado”, contou o garoto.
No mutirão montado no Shopping Oiapoque, a expectativa era imunizar outras 500 crianças, de acordo com a diretora do Distrito Sanitário Eldorado, Dileide Viegas. Para receber a criançada a equipe contou com a participação de 30 servidores da Prefeitura.
“Os mutirões aos sábados são mais uma tentativa nossa de aumentar a vacinação deste público. Sabemos que muitos pais e mães trabalham durante a semana e o sábado acaba sendo uma alternativa. Agradecemos, enormemente, essa parceria com o Shopping Oiapoque, pois embora seja uma vacinação contra a Covid, em um processo que todos sabemos ser doloroso, o que vemos aqui com a presença dos super-heróis é algo que se transforma a partir do lúdico e em algo esperançoso”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Simões, presente nas ações deste sábado.