Usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS de Contagem, com o apoio dos gestores da Secretaria de Saúde, participaram, na terça-feira (21/12), da eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde. A nova composição do segmento de usuários e trabalhadores foi eleita para o biênio 2022/2023. O evento aconteceu na Escola Municipal Heitor Vila Lobos, no bairro Inconfidentes, e contou com a presença de cerca de 90 pessoas.
Do segmento usuário, foram eleitos oito conselheiros titulares e oito suplentes, sendo que uma das vagas de titular pertence à entidades, movimento social ou movimentos populares, de acordo com a lei 3.381 de 13/12/2000 e alterada pela lei 4.129 de 14/12/2017. A entidade é responsável por indicar o representante no conselho.
Já para o segmento trabalhador, foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes. Os conselheiros do segmento gestor não foram votados. Eles serão indicados pelo gestor responsável pela pasta da Secretaria de Saúde.
Segundo o atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Willer Alves Reis, para estarem aptos à participar do pleito eleitoral, os candidatos foram eleitos delegados em uma das pré-conferências realizadas nos distritos sanitários. Também foi composto quórum durante a plenária final da X Conferência de Saúde, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.
“É obrigatório ter participado da conferência, com exceção de regimento dos conselheiros municipais, que são delegados natos. Se eles tiverem dois mandatos, não podem ser eleitos novamente”, informou. O mandato dos novos conselheiros é de dois anos, podendo ser reeleitos por mais dois anos.
Representando a Secretaria de Saúde, o subsecretário de Gestão em Saúde, Rodney José dos Santos, afirmou que é dever do conselho participar da gestão e contribuir para as políticas públicas da saúde no município.
“Os conselheiros são essenciais para a cidade, não só do ponto de vista do controle social, que é fundamental dentro de uma gestão democrática, mas também como participantes da construção da política pública de saúde”, explica.
Participando pela primeira vez da eleição do conselho, um dos representantes do Distrito Sanitário Riacho, Gustavo Henrique Guedes, explicou que o interesse de integrar o conselho surgiu da vontade de contribuir com as discussões de políticas públicas para o município, principalmente, as voltadas para o Sistema Único de Saúde.
“É nosso dever cívico contribuir de forma possível para melhorar o SUS. Participar deste momento é imprescindível! Temos que levar aos gestores as dificuldades e necessidades da nossa região e dos usuários do SUS. Espero que a gente faça um bom trabalho e que possamos representar os usuários da saúde pública de Contagem”, finaliza.
Os novos conselheiros serão empossados em março. A nova mesa diretora será escolhida após a posse dos novos conselheiros. Os nomes dos eleitos vão ser divulgados no Diário Oficial de Contagem - DOC, por meio de resolução do Conselho Municipal de Saúde.