A prefeita Marília Campos recebeu, na quarta-feira (15/12), a visita do deputado estadual Virgílio Guimarães (PT), representando a frente parlamentar em contestação ao projeto do Rodoanel Metropolitano proposto pelo governo estadual. O objetivo do encontro foi discutir o projeto e buscar soluções conjuntas para resolver as questões que envolvem a rodovia, evitando os impactos social e ambiental.
“Estamos construindo aqui uma ponte para que possamos lutar por um projeto melhor, que traga benefícios para todos. A solução do problema não é levar este traçado para outras cidades. Mas, se este projeto for realizado como está atualmente, a cidade de Contagem será impactada do ponto de vista social e ambiental”, disse Marília.
Segundo a prefeita, a proposta original do Rodoanel divide a cidade de Contagem, cortando uma região estratégica, que é a Área de Preservação Ambiental – APA da bacia de Vargem das Flores. “O projeto do Estado pode gerar, no futuro, o esvaziamento do espelho d’água (da Várzea das Flores) e comprometer o abastecimento de água em Contagem e várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, destacou.
A prefeita agradeceu a visita do deputado e disse que conta com sua representatividade para levar adiante a luta contra o atual projeto do Rodoanel. Participaram também da reunião, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Daniela Tiffany, o secretário de Governo, Pedro Amaral, e o chefe de Gabinete do deputado Virgílio Guimarães, Ricardo Campos.
Frente Parlamentar
A iniciativa da criação da frente é do deputado estadual Virgílio Guimarães (PT). Onze deputados protocolaram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Almg a criação de uma frente parlamentar para discutir o projeto do Rodoanel Metropolitano, que tem sido debatido entre o governo estadual e as diversas cidades que serão impactadas pelo traçado proposto pelo Estado.
Projeto Rodoanel
A proposta do Governo de Minas é readequar o sistema viário da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, transferindo o transporte de cargas para a nova via. O projeto foi reformulado ao longo dos anos e, atualmente, é traçado sob 15 municípios, dentre eles Contagem. A obra terá 100,6 quilômetros, com duas faixas por sentido. Cerca de 12,3 quilômetros são previstos em Contagem, no trecho que compreende a LMG-808 e BR-381. A expectativa é que 32 mil veículos circulem diariamente no Rodoanel.
Debates e articulações
Desde março, a Prefeitura de Contagem busca estabelecer um diálogo com o Estado e contribuir na elaboração do traçado do Rodoanel. A prefeita Marília Campos já se reuniu com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais - MPMG e órgãos ambientais para discutir a proposta do Rodoanel. A Prefeitura de Betim apresentou à Prefeitura de Contagem uma proposta alternativa, com menor impacto ambiental, e incorporou as considerações de Contagem - o traçado do Rodoanel circundar a APA, preservando a Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores. A proposta alternativa foi detalhada pelos gestores da Prefeitura em reunião com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais – Seinfra. Em novembro, uma audiência pública também foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Almg para defender o novo traçado. Deputados, movimentos defensores do meio ambiente e moradores das regiões atingidas apoiam a proposta alternativa do Rodoanel. O Estado promoveu duas audiências públicas que foram canceladas por problemas técnicos.
Proposta Alternativa de Contagem e Betim
A proposta dos dois municípios é que o traçado do Rodoanel circunde a Área de Preservação Ambiental - APA, preservando a Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores, reduzindo impactos negativos do ponto de vista social, econômico e ambiental. A proposta corrige equívocos da proposta apresentada pelo Governo de Minas, causando menos impactos também para as cidades de Ibirité, Sarzedo, Brumadinho e outras da região.