A Prefeitura de Contagem realizou, na segunda-feira (13/12), a abertura do curso de capacitação de conselheiros que acontece até dezembro de 2022. A iniciativa foi da Secretaria de Governo, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG por meio do Projeto Democracia Participativa.
O curso terá oficinas, palestras, seminários e podcasts disponíveis para os inscritos. Para fazer a inscrição basta acessar o site .
A capacitação terá carga horária de 200 horas e será oferecida de forma híbrida. Ou seja, com atividades presenciais e on-line. O curso acontece em duas etapas: “Participação e Sistemas de Participação”, com cinco disciplinas, e “Os Desafios da Participação do Brasil”, com quatro disciplinas. A primeira etapa, que iniciou na segunda-feira (13/12), vai até junho de 2022. Já a segunda etapa será de julho a dezembro de 2022.
Presente a abertura, a prefeita Marília Campos destacou que a administração tem trabalhado na descentralização e fortalecimento das regionais administrativas, o que contribui para organizar de forma mais efetiva as ações da Prefeitura nos territórios. “Vivemos tão intensamente esse primeiro ano de governo que, quando paramos e fazemos um balanço, percebemos o quanto avançamos. A participação popular nos enche de energia para fazer um ano muito melhor. Vamos apostar em lideranças mais ativas para construir uma cidade melhor”, afirmou.
O secretário de Governo, Pedro Amaral, destacou a importância da capacitação para os conselheiros. “É fundamental a sociedade debater o que as pessoas esperam, mas também é importante esclarecer o funcionamento da cidade, como são as políticas, como a sociedade deve se organizar para apontar as mudanças necessárias. A capacitação tem papel central para dar visão de um todo para os conselheiros”.
A subsecretária de Governo, Sônia Melo, explica que o curso irá atender os 553 conselheiros empossados no primeiro semestre de 2021. O objetivo principal é a organização dos conselhos regionais. “Nossa intenção é preparar os conselheiros para que possam atuar nas regionais de forma mais assertiva, entendendo o papel dos conselheiros e contribuindo, cada vez mais, com a iniciativa de popular”, explicou.
De acordo com o professor Leonardo Avritzer, responsável pelo Projeto “Democracia Participativa” - Prodep, do núcleo de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciência Política - DCP da UFMG, o curso abordará diversas questões de participação e democracia, participação nas cidades, principalmente, envolvendo políticas sociais, em áreas como saúde, assistência social, além dos dilemas da participação no Brasil.
“Desde 2019, a participação institucionalizada está sendo muito atacada no Brasil e vamos abordar durante esse tempo como ela vai se reestruturar. Também como Contagem está na vanguarda desse processo. Hoje, a cidade está introduzindo uma nova maneira de pensar a participação social no Brasil’, frisou.
Integrante do Conselho Regional Vargem das Flores, Fabiana Batista Ramos, comemorou a iniciativa da Prefeitura. Para ela, o curso faz com que os conselheiros tenham cada vez mais capacidade de ajudar nas demandas da cidade. “Se utilizarmos o conhecimento adquirido neste curso, iremos impactar e transformar cada vez mais nossa vida, melhorar a nossa comunidade, nossa região e a nossa cidade. Tenho a certeza de que iremos conseguir atingir nosso objetivo, que é deixar essa cidade melhor e feliz”, declarou.
Estiveram presentes também os administradores das regionais Ressaca, Maria José Pacheco; Eldorado, Gil Martins; Industrial, Renata Gomes; Riacho, José Rodrigues; Petrolândia, Márcia Ramalho; Vargem das Flores, Wander Batista; Nacional, Janete Romão e Sede, Lindomar Diamantino, além da subsecretária de Limpeza Urbana, Izabel Chiodi; do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, e da chefe de Gabinete, Daniela Tiffany.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: