A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado para levar aos cidadãos contagenses qualidade na prestação de serviço a partir de uma maior oferta de especialidades e redução no tempo de espera. Em dez meses da atual gestão, os Centros de Atenção Especializada - CAE Iria Diniz e Ressaca reduziram em 23% a fila de espera para o atendimento em todas as 25 especialidades oferecidas nas unidades.
Com a volta às atividades, como consequência da campanha de sucesso da vacinação contra a Covid-19, o CAE Iria Diniz e Ressaca estão atendendo com capacidade plena desde outubro de 2021. Deste modo, no último mês foram oferecidas mais de 12 mil consultas, entre procedimentos médicos e exames, além de 1.300 sessões de reabilitação.
Outra notícia de destaque é que a fila de espera foi zerada para consultas de pré-natal de alto risco, angiologia, coloproctologia, hematologia e oftalmologia, que em janeiro de 2020 tinham mais de 23 mil usuários aguardando em uma espera que chegava a três anos.
A redução no tempo de espera alcançada nos últimos meses, em especialidades como a oftalmologia, beneficiou usuários como o estudante P.H.V.G., 13 anos, morador do bairro Durval de Barros.
Nesta segunda-feira (8/11), ele foi ao CEA Iria Diniz levado pela avó, a aposentada Inêz Maria Souza, 63 anos. P. tem hipoplasia do nervo óptico, o que causa entre outros problemas, a diminuição de seu campo focal. Segundo a avó, que sempre utilizou os serviços do Iria Diniz, desta vez a consulta saiu mais rápido do que ela esperava. “Fiquei feliz demais e até surpresa. Costumava demorar mais de ano para uma consulta e desta vez foi quase 60 dias.”
Segundo a diretora do CEA Iria Diniz, Cláudia Ribeiro, com a fila zerada o atendimento para primeira consulta está com a espera variando em média entre 40 a 60 dias. “Estamos, evidentemente, trabalhando para reduzir ainda mais esse tempo, pois sabemos o quanto a saúde é uma questão sensível para a população.”
Para reduzir a fila de espera foram contratados além de oftalmologistas, ortopedistas, infectologistas, endocrinologistas, e está em fase de análise de documentação a contratação de mais três cirurgiões gerais, que vão reforçar a especialidade fazendo a fila andar ainda mais rápido.
O CEA Iria Diniz funciona na avenida João César de Oliveira 3620, Eldorado; o CEA Ressaca funciona na rua Rodrigues da Cunha, 480 - Ressaca. Ambos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS