Mais de 80 usuários e trabalhadores da saúde do Distrito Riacho se reuniram, na última sexta-feira (5/11), para a 6ª Pré-Conferência, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos. Os encontros que antecedem a X Conferência Municipal de Saúde estão na reta final, faltando apenas mais dois distritos, Sede e Vargem das Flores, para construírem as propostas e eleger os delegados.
A X Conferência será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, quando serão eleitas as propostas finais que foram construídas nos oitos distritos, sob o tema central “SUS Contagem Desafios Pós-Pandemia”. As propostas contribuem para traçar as diretrizes dos próximos quatro anos na condução da Política Municipal de Saúde. Os delegados eleitos nas pré-conferências também participarão da eleição da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde - CMS, prevista para fevereiro de 2022.
Segundo o subsecretário municipal de Gestão em Saúde, Rodney dos Santos, foi um desafio e também um ato de coragem a presença de cada participante. “O SUS tem sido essencial para que a gente atravesse este período difícil, sem ele muitos não teriam chance de enfrentar a pandemia. Dessa forma, acredito na participação da sociedade que propõe o que precisa, que controla os recursos públicos e participa da gestão, não só por meio de propostas, mas com a fiscalização. Por isso, temos que defender o SUS e estamos aqui justamente para isso”, disse.
José Geraldo Correa, morador do Riacho, já foi presidente do CMS, em 2011, e faz questão de participar das pré-conferências até hoje. “O conselho é responsável pelo controle social, fazendo com que a própria comunidade ajude a administrar a Saúde. Temos que fazer a defesa do SUS, que nos é essencial, lutando junto aos administradores para sua manutenção e desenvolvimento, por isso a participação aqui hoje é fundamental”, afirmou.
Pré-conferências
As próximas pré-conferências irão ocorrer conforme o calendário e locais abaixo, sempre das 18h às 22h. A participação é aberta ao público.