O Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV Contagem completou três anos de funcionamento nesta sexta-feira (5/11) batendo a marca de 111.874 atendimentos realizados às pessoas com deficiência. Para comemorar a data, o Coral Vozes da Apae encantou a todos que estavam no local. A banda que já é tradicional na instituição, formada por pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, participou de todos os aniversários do CER IV e neste ano não poderia ser diferente.
O CER IV, localizado na avenida José dos Santos Diniz, bairro Europa, possui este nome por ser incluído na categoria IV oferecendo atendimento a quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. O equipamento ainda conta com uma oficina ortopédica, onde são confeccionadas órteses e próteses para os usuários.
A diretora do CER IV, Daniela Teodoro, ressalta que celebrar os três anos desse importante equipamento público de saúde do município, que tem uma parceria exitosa com a instituição APAE BH, é uma forma privilegiada de agradecer a todos que idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer esse grande projeto, inicialmente um sonho que se tornou realidade para muitos. “Desde a sua implantação, buscamos atender com excelência as pessoas com deficiências e suas famílias. Muitas histórias foram impactadas e transformadas ao longo desses anos. Agradeço a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da trajetória do CER IV Contagem/APAE”, disse.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Júlia Diniz Baptista, a Secretaria Municipal de Saúde consegue fazer em um único dispositivo a assistência integral ao usuário com alguma deficiência. “Este equipamento é um ganho para o município e tem o reconhecimento da população sobre a relevância e a qualidade dos serviços que são prestados. Temos a parceria com a APAE, que é uma instituição já gabaritada para o atendimento à pessoa com deficiência e facilita os processos de contratação e outros serviços. Essa é uma interlocução importante para todos e já nos deixa num outro patamar de atendimento, isso é o mais importante”, disse.
Irlecea Alves, moradora do bairro Tupã, leva o filho Marcos desde a inauguração para atendimento no CER IV. Lá ele é acompanhado por fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional semanalmente. “Este atendimento é fundamental para o meu filho, se não fosse isso, não sei o que seria de nós. Tudo é muito completo, os profissionais carinhosos, atenciosos, nós amamos demais”, disse.
O casal morador de Sarzedo, Tânia e Ronaldo Cândido, vem de longe para o atendimento, mas fazem questão de continuar com o tratamento de Ronaldo, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). “Aqui meu marido é atendido pela fono, faz fisioterapia, inclusive respiratória, terapia com psicóloga, recebe o suporte completo que precisa. Quero parabenizar a todos os profissionais que aqui trabalham pelos três anos do CER IV, o serviço é fantástico”, disse.
Atendimentos no CER IV
Cerca de 150 pessoas de todas as faixas etárias passam diariamente pela unidade, advindas dos municípios de Contagem, Sarzedo e Ibirité. A porta de entrada para o acesso aos serviços do CER IV é nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fazem os encaminhamentos ao setor de reabilitação.
Além dos 111.874 atendimentos, o CER IV alcançou importantes números durante seus três anos:
Outras fotos no endereço: